Cidadeverde.com

Prefeitura vai delimitar perímetros de novos bairros de Teresina

A Prefeitura de Teresina enviou nesta segunda-feira (10) à Câmara de Vereadores projeto de lei que dispõe sobre a delimitação dos perímetros dos bairros e também elimina algumas dificuldades consequentes da não oficialização das comunidades, tentando manter, sempre que possível, o nome que a população já reconhece.

Historicamente, a cidade de Teresina foi dividida oficialmente em bairros pela primeira vez em 1988 (Lei 1934). Em 1992, uma Lei Complementar constituiu os bairros Santa Rosa e Cidade Industrial. De lá até o presente momento, a cidade expandiu em diversas direções, surgiram novas localidades nomeadas apenas pela população, mas que, aos olhos da lei, não são bairros. A intenção desta oficialização é facilitar o reconhecimento dos limites dos bairros pelos moradores, usuários ou prestadores de serviços, por meio de uma descrição mais precisa do que a atual.

Esta condição de área sem nome oficial pode acarretar dificuldades de endereçamentos e de emissão de documentos, inclusive registros de imóveis, mas, Carlos Affonso, engenheiro da Secretaria Municipal de Planejamento (SEMPLAN), ressalta que não é por isso que estas localidades deixarão de ser contempladas com os benefícios que são de direito de todo e qualquer cidadão.

O secretário municipal de Planejamento e Coordenação, Washington Bonfim, destaca a importância dessas delimitações.  “O bairro é um espaço de fortalecimento de vínculos e identidade cultural que facilita a orientação das pessoas, a gestão e o controle administrativo dos serviços públicos. Tanto a unidade bairro como o nome adotado, traz uma identidade ao lugar, história e estórias, lembranças e afetos diversos, principalmente estabelecendo uma relação entre o homem e o lugar onde ele mora”, enfatiza.

Os novos nomes de bairros propostos são: Parque Brasil, Santa Maria, Alegre, Monte Verde, Jacinta Andrade, Chapadinha, Cidade Jardim, Árvores Verdes, Parque Sul, Portal da Alegria, Pedra Miúda e Angélica. Caso o projeto de lei seja aprovado pela Câmara Municipal de Teresina, com estes novos bairros, ao todo, a capital terá 123 bairros divididos de maneira oficial.

Da Redação

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais