Cidadeverde.com

Câmara discute mudar horário de abertura no comércio da capital

A Câmara Municipal de Teresina irá realizar Audiência Pública para discutir a mudança no horário de abertura das lojas do Centro da capital com o intuito de minimizar o congestionamento na região em horário de pico. A proposição é do vereador Rodrigo Martins (PSB), que discursou em tribuna durante sessão desta terça-feira (11).


A ideia é evitar a coincidência entre o início do funcionamento do comércio e o começo do expediente em repartições públicas e escolas. “No horário de pico está inviável transitar nas principais avenidas, em todas as zonas de Teresina. Sem alterar a jornada de trabalho, sugerimos o início dos trabalhos nos estabelecimentos comerciais do centro a partir das 9 horas”, explicou Rodrigo.

Na avaliação do parlamentar, o debate na Casa Legislativa deve contar, sobretudo, com a presença de comerciários e classe patronal para discutir a temática. “É preciso observar experiências bem sucedidas em outras cidades, como no Rio de Janeiro, e discutir a viabilidade junto aos trabalhadores e empresários em busca de um bem comum, que é tentar diminuir o fluxo de veículos no Centro nestes horários”, acrescenta Martins.


Em aparte, a vereador Teresa Britto (PV) ressaltou a importância de criar alternativas para a mobilidade urbana. “se não buscarmos melhorias não saberemos como nosso trânsito vai ficar no futuro. Até aos domingos estamos registrando congestionamentos na cidade”, destaca Britto.

Já o vereador Gilberto Paixão (PT), que representa o movimento sindical dos comerciários na Câmara, elogiou a iniciativa por acreditar que a possível mudança não trará prejuízos à economia local. “Teresina precisa pensar na questão da mobilidade sem intervenções que custem caro. Esta ação vai garantir a manutenção da carga horária do trabalhador, além de ser propício ao nosso clima, já que as lojas fecharão no início da noite”, acrescenta Paixão.


Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais