Cidadeverde.com

Seminário Gestão em Saneamento discute entraves do setor

Na próxima sexta-feira (14) será realizado em Teresina o seminário Gestão em Saneamento, promovido pela Federação Nacional dos Engenheiros (FNE) e Sindicato dos Engenheiros do Piauí (Senge-PI), que tem o objetivo de discutir os entraves, projetos alternativos e as perspectivas para desenvolver o setor de saneamento básico.

Uma comissão engenheiros de outros estados virá a Teresina apresentar suas experiências técnicas sobre diversos aspectos como a titularidade dos serviços, regulação, desoneração do setor pelo governo, legislação, propostas de concessão e a participação da iniciativa privada no sistema. 

Levantamento recente do Instituto Trata Brasil avaliou 114 obras do PAC 2 realizadas nas cidades brasileiras com mais de 500 mil habitantes e verificou que a quantidade de obras paralisadas dobrou de 2009 para 2011. As duas existentes em Teresina são relacionadas à expansão da rede de esgotamento sanitária e se encontram paralisadas.

O engenheiro Antonio Florentino Filho, presidente do Senge-PI, explicou que o debate em Teresina será o início de um processo no qual a engenharia nacional levará aos governos um projeto de reestruturação do saneamento no país, com propostas que busquem resolver os entraves do setor.

"As discussões serão proveitosas para que possamos levar não só para o Estado do Piauí, mas ao Brasil inteiro a posição dos engenheiros de todo o País em relação a esse mundo da gestão em saneamento, buscando resolver os entraves o mais rápido possível e dando os melhores caminhos a seguir. Tudo isso deverá ser inserido em uma carta que será entregue aos gestores", explicou.

O evento que acontecerá das 8h às 18h do dia 14 de junho no Blue Tree Towers Rio Poty Hotel. Estão confirmados como palestrantes o Luiz Roberto Pladevall, Presidente da APECS – Associação Paulista de Empresas de Consultoria e Serviços em Saneamento e Meio Ambiente - e o presidente da Agespisa, Antonio Filho, no tema "Legislação, titularidade, investimentos, avanços e entraves, e perspectivas para o setor no país. Dante Ragazzi Paulli - presidente da ABES, Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - o José Luis Lins, Presidente da  ABAR, Associação Brasileira de Agências de Regulação, e o Roberto Fernandes - representante da Arsete - discutirão o tema “Planos de Saneamento, Desoneração e Regulação”.

O tema “Modelo de Gestão no Saneamento – A gestão pública e a participação privada no setor” terá como palestrantes o Walder Suriani – secretário executivo da AESBE, Associação das Empresas de Saneamento Básico Estaduais – e o José Homero Finamor Pinto, da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan).


Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais