Cidadeverde.com

Presídios do PI devem se adequar às normas de presídios federais

Imprimir
O Sistema Prisional do Piauí passará por mudanças para se adequar aos presídios federais e para isso, uma equipe de 20 agentes do Departamento Penitenciário Nacional, virão ao Estado em agosto realizar um treinamento para os agentes de Teresina.

De acordo com o diretor do sistema penitenciário federal, Acelino Damasceno, um relatório está sendo preparado baseado na vistoria realizada ontem na Casa de Custódia e na Irmão Guido, onde serão apresentadas sugestões de mudanças para a implantação do novo sistema. 


“A intenção é aperfeiçoar o trabalho dos servidores do sistema prisional, a fim de melhorar os serviços. A principal sugestão é a criação de novos postos de controle, porque todos que entram e saem da penitenciária devem vistoriados. Não apenas os visitantes, mas também funcionários, advogados e juízes. Essa é a norma dos presídios federais”, destacou Acelino Damasceno. 

O Piauí é o primeiro Estado a receber o treinamento. Uma equipe de 20 agentes que são instrutores formados pela Academia Nacional se juntará aos 50 já formados aqui no estado em 2011. O curso foi uma solicitação do estado e deve durar três meses. 

A técnica de contenção de motins e rebeliões é um dos temas abordados. “Pode haver alguma reação dos presos, mas em contrapartida ofereceremos melhores condições para o recebimento de visitas e atendimento às famílias”, afirmou. 



Flash de Jordana Cury
Redação Caroline Oliveira
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais