Cidadeverde.com

Piauí terá laboratório de cartografia para resolver divisão territorial

Imprimir
O presidente da Fundação Cepro, Magno Pires, confirmou nesta quarta-feira (12), na reunião da Comissão de Estudos Territoriais da Assembleia Legislativa, sob a presidência do deputado Antônio Félix (PSD), que o Governo do Estado vai investir recursos no valor de R$ 250 mil para a instalação do laboratório de cartografia. O órgão será responsável pela elaboração do mapeamento de todo o Estado, ponto fundamental para a divisão territorial, contribuindo definitivamente para o fim dos conflitos entre os municípios piauienses.

Wilson Filho/Cidadeverde.com


De acordo com o presidente da Associação Piauiense dos Engenheiros Agrimensores, Francisco Alves dos Santos Filho, “o laboratório é importante para a execução do trabalho de cartografia e mapeamento dos municípios”. Hoje, cerca de 400 engenheiros agrimensores trabalham no Piauí.

O mapeamento é feito atualmente pela equipe técnica do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que define a divisão e o novo limite entre os municípios. Esse estudo com a cartografia, atualmente, é definido no laboratório de Fortaleza.

Acordo
Compareceu hoje à reunião da CETE a prefeita de Jacobina do Piauí, Jucirene Oliveira de Almeida Souza. Ela disse que a região de litígio compreende a localidade Vila Pedra Redonda, depois da construção de uma barragem há 8 anos.

Também compareceram o prefeito de Itainópolis, Paulo Lopes, além do presidente da Câmara Municipal do município de Vera Mendes, Domingos José de Souza e o prefeito Mílton da Silva Oliveira. Vera Mendes foi desmembrado de Itainópolis há 17 anos. Depois disso, segundo o prefeito, surgiu o conflito entre os dois municípios. 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais