Cidadeverde.com

Militante dos gays e deficientes é eleito presidente do PSOL em Teresina

Imprimir
O Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) elegeu no último sábado (15) o presidente da sigla em Teresina. Alberto Luiz Freitas Monção, 36 anos, foi escolhido por consenso, em plenária realizada na Associação dos Docentes da Universidade Federal do Piauí (ADUFPI). 

Reprodução/Facebook

Formado em História, com especialidade em História Natural e Movimentos Sociais, Alberto Monção possui deficiência física e é filiado a Associação dos Deficientes Físicos de Teresina (ADEFT) desde 1998. 

Além da deficiência física, Alberto Monção está inserido em outra parcela de minoria que sofre preconceitos na sociedade brasileira. Homossexual, o historiador vive em união estável com Clodomir Alves do Nascimento Júnior, também militante do PSOL. 

Monção militou no Partido dos Trabalhadores até 2004, quando deixou a sigla por discordar com os rumos do PT, vindo a ajudar na fundação do PSOL no Piauí. Também iniciou os movimentos em defesa da classe LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros).

Em 2012, Monção já tinha assumido a presidência do diretório municipal do PSOL, cujo presidente anterior acabou renunciando. 

Da Redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais