Cidadeverde.com

Busca por voos domésticos cresce até 11,9% em um ano, aponta Abear

Imprimir
A demanda por transporte aéreo doméstico subiu 11,9% em maio, na comparação com igual mês de 2012, segundo dados da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), divulgados nesta terça-feira, 18. O indicador leva em conta dados de passageiro quilômetro transportado (RPK). Conforme a Associação, em maio o total de passageiros transportados chegou a 6,4 milhões de passageiros, quase alcançando os 6,5 milhões de janeiro.


Já a oferta, medida pelo indicador de assentos-quilômetro oferecido (ASK) no período cresceu 1,7% na mesma comparação. Com isso, a taxa de ocupação nos voos domésticos subiu 6,8 pontos porcentuais (p.p.), de 67,3% para 74,05%.

Em relação a abril, a demanda cresceu 3,89%, enquanto a oferta apresentou expansão de 1,49%, levando a taxa de ocupação a avançar 1,7 ponto porcentual. Conforme a Abear, individualmente cada uma das companhias aéreas associadas (TAM, Gol, Avianca e Trip) apresentaram melhora nos indicadores operacionais relativos ao transporte domestico na comparação a abril. A única exceção foram os dados de oferta da TAM, "que ficaram praticamente estáveis".

Em termos de participação, a TAM segue na liderança, com 39,8% de participação, um aumento de 1,1 ponto porcentual. em relação a abril, enquanto GOL ficou com 35,6%, o grupo Azul/Trip respondeu por 17,4% e a Avianca abocanhou 7,2%. Conforme a Abear, juntas, ficaram com 24,6%, 0,2 ponto porcentual. abaixo de abril.

No mercado internacional, a Abear apontou alta de 1,6% na oferta e aumento de 4,7% na demanda, em relação a abril. Com isso a taxa de ocupação cresceu 2,3 p.p., para 77,5%. A entidade destacou o crescimento da participação da GOL no mercado, que passou de 8,3% para 11,1%.

Fonte: Estadão
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais