Cidadeverde.com

Morreu no Estado do Ceará o Coronel Canuto Tupy Caldas

Imprimir
O Coronel Canuto Tupy Caldas era comandante da Polícia Militar do Piauí no Governo Alberto Silva, quando decidiu pela fundação da Sociedade Esportiva Tiradentes no dia 4 de fevereiro de 1972. Apesar dos atritos com River e Flamengo, o clube da PM ganhou o Campeonato Piauiense da mesma temporada, em final com o Flamengo. No ano seguinte, 1973, ganhou o chamado Torneio Seletivo para o Campeonato Nacional numa disputa emocionante com riverinos e rubro-negros.


Ainda na jornada de 1973 perdeu o Campeonato para o River, mas entrou no Nacional como representante do Estado do Piauí, no momento da empolgação de todos pela inauguração da primeira fase de obras do Estádio Governador Alberto Silva. O time amarelão fez três grandes campanhas nos Nacionais de 73, 74 e 75, ficando entre os melhores do Brasil.

Além das realizações como comandante do Tiradentes, o Coronel Canuto Tupy Caldas construiu os 3 centros sociais, para os oficiais, subtenentes e sargentos e cabos e soldados, todos com instalações para práticas esportivas. Construiu o Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças-CFAP, com campo de futebol, quadras, pista para atletismo e piscina. Canuto ainda participou com apoios importantes de várias atividades esportivas no Estado do Piauí.

A morte do Coronel Canuto Tupy Caldas foi anunciada no início da noite desta terça-feira(18), no Estado do Ceará, onde morava. 

Do grande time de dirigentes na época do Amarelão da PM, faleceram Rupert Macieira Gonçalves, Coronel Jofre Castelo Branco, O Governador Alberto Silva e agora o Coronel Canuto Tupy Caldas.

Nas fotos dos anos 70 o Coronel Canuto recebendo os jogadores Neilo e Marco Antônio , vindos de São Paulo (capa), e ao lado do artilheiro Sima (foto), após vitória sobre o Nacional de Manaus pelo Campeonato Nacional por 1 x 0, gol do artilheiro.


Dídimo de Castro
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais