Cidadeverde.com

Crea diz que 50% das obras no PI são feitas sem engenheiro

Imprimir
O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Piauí (Crea) revelou nesta terça-feira (2) que cerca de 50% das obras realizadas no interior do Piauí são feitas sem a supervisão de um engenheiro. O percentual em Teresina chega a 30%. As informações são do presidente do Crea-PI, Paulo Roberto Ferreira. 

Fotos: Evelin Santos

Ferreira explica que os imóveis que terão área construída acima de 30m² precisam de alvarás de construção para garantir a segurança da obra. “Acima de 30m², é preciso ter um estudo do local. Aqui em Teresina, por exemplo, cada bairro tem um zoneamento com suas próprias determinações do quanto cada imóvel pode se expandir”, descreve. 

Segundo Ferreira, os imóveis nos quais são realizadas obras sem a orientação de um engenheiro podem apresentar problemas graves. 


“Muita gente realiza a obra apenas com o conhecimento do pedreiro. A possibilidade de dar errado é grande. Às vezes a pessoa que quer construir um pavimento não pode fazer sem o alicerce adequado. Resolver esses problemas depois acaba saindo mais caro”, adverte. 

O presidente do Crea afirma que o Conselho fez parcerias com a prefeitura de Teresina para melhorar a fiscalização das obras. “É muito difícil cobrirmos 100% dos imóveis porque obras feitas em quintais são de difícil visualização. Mas estamos fazendo o nosso trabalho”, assegura. 



Veja sinais que podem mostrar que uma obra foi feita de forma errada:

- Fissuras na parede
- Madeira do teto envergando demais
- Goteiras no telhado
- Vazamentos na tubulação de água
- Aquecimento na rede elétrica


Carlos Lustosa Filho
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: creaimóveis