Cidadeverde.com

Alemanha: Intercâmbio em Saúde será lançado semana que vem

Imprimir
O governador Wilson Martins lançará, na próxima semana, o edital para seleção de profissionais de saúde que queiram fazer intercâmbio na Alemanha. Os selecionados irão estudar e trabalhar no UKB, hospital referência no tratamento de traumas na Europa. Num primeiro momento, serão selecionados quatro profissionais, um de Picos e três de Teresina.

Segundo Uwe Weibrecht, assessor de Relações Internacionais, o Governo do Estado designou uma comissão especial para acompanhar a seleção dos profissionais, os quais devem seguir para estágio na Alemanha ainda no mês de agosto deste ano. “O objetivo do programa é preparar os profissionais locais para que estes contribuam para a melhoria do sistema de saúde pública do Piauí, em especial na otimização da organização do fluxo de pacientes com algum tipo de trauma”, explica.

Poderão participar da seleção profissionais de saúde (médico ou enfermeiro), de preferência pertencentes à rede estadual de saúde, com domínio dos idiomas inglês ou alemão e disposição para trabalhar e contribuir para a melhoria do Sistema Único de Saúde (SUS), assim que retornarem da temporada no exterior. O curso, bem como a hospedagem dos profissionais será custeado pelos parceiros do programa.

A realização do intercâmbio é resultado da articulação de parcerias feita pelo governador Wilson Martins, durante viagem à Europa, no mês de abril deste ano. Em Berlim, foi assinado acordo de cooperação técnico-científica do Governo do Piauí e o UKB, hospital de referência na área de traumatologia e ortopedia, onde os profissionais irão trabalhar.

“O trauma hoje é uma das principais causas de morte no Brasil e no Piauí, assim como casos de invalidez. Isso eleva gastos com saúde e com a previdência. Daí o nosso interesse em investir na melhoria das condições de tratamento dos pacientes, a partir da capacitação dos profissionais”, argumenta Wilson Martins.

Médico alemão visita hospitais
O médico alemão Michael Metzner, PhD em traumatologia, do Unfallkrankenhaus Berlim (UKB), já está no Piauí e nos últimos dias visitou alguns hospitais públicos do Estado, sendo eles: Hospital de Urgências de Teresina (HUT), Hospital Universitário (HU), Hospital Getúlio Vargas (HGV) e o Hospital Regional de Picos.

Michael fará intercâmbio de um ano na Faculdade de Ciências Médicas (Facime) da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), como professor visitante. A ideia é que Michael Metzner traga novas técnicas no tratamento do trauma, contribuindo para o aumento dos conhecimentos dos profissionais que estão sendo formados no Piauí. “Percebemos durante as visitas que a expectativa dos médicos é muito grande com a realização do programa de intercâmbio”, acrescenta Uwe Weibrecht.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais