Cidadeverde.com

PF/PI e ANAC realizam operação no aeroporto de SRN para vistoriar obras

Imprimir
Equipes da Polícia Federal do Piauí realizaram uma vistoria na obra do aeroporto de São Raimundo Nonato para verificar as condições da obra. A vistoria foi feita com técnicos da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). 


O Cidadeverde.com apurou que a pista do aeroporto está fechado para pousos e decolagens. 

O objetivo da vistoria foi analisar a qualidade do material que vem sendo utilizado nas obras do aeroporto que se arrastam há mais de uma década. 

Segundo o jornalista André Pessoa, que acompanha a operação, ao analisar a qualidade do pavimento aplicado na pista de pouso e decolagem, os policiais fizeram uma série de perfurações no asfalto para conferir o material aplicado. 


“Na cabeceira sul da pista, ao coletar amostras do substrato da pista, eles encontraram vestígios que não deveriam estar ali, como raízes que se misturavam a pavimentação e que podem criar sérios problemas para a operação das aeronaves de grande porte”, disse André Pessoa.

O superitendente da Polícia Federal do Piauí, Nivaldo Farias, confirmou, através da assessoria de imprensa, que a vistoria foi feita no aeroporto junto com técnicos da ANAC.

Porém, não informou mais detalhes. Segundo ele, a investigação tem caráter sigiloso e, somente após a análise do material, a polícia decidirá sobre abertura de inquérito.

A arqueóloga Niède Guidon, presidente da Fundação Museu do Homem Americano, informou ao Cidadeverde.com que o projeto do aeroporto foi alterado e que a Caixa estaria emperrando a liberação de recursos.

“O que estou sabendo é que o projeto foi mudado e a Caixa não está pagando, pois fizeram uma coisa e construíram outra”, disse.
Niède Guidon disse que a Polícia Federal precisa apurar o material que está sendo usado no aeroporto. 

Seinfra divulga nota
postada às 18h45

A Secretaria Estadual da Infraestrutura, Seinfra, esclarece que até o momento não foi notificada do resultado da vistoria da Polícia Federal, PF, realizada entre os dias 10 e 14 de junho na pista de pouso e decolagem do aeroporto de São Raimundo Nonato.

Assim que for notificada, a Seinfra tomará as medidas cabíveis. Comunica, ainda, que o órgão prestou todas as informações solicitadas e designou um técnico da pasta para acompanhar a equipe da PF.

Importante frisar que a vistoria se deu na pista de pouso e decolagem e não na obra do terminal de passageiros, que continua em andamento. Ressaltamos que questões referentes ao funcionamento e manutenção da pista de pouso e decolagem são de responsabilidade da ESAERO, Empresa de Serviços Aeroportuários, subordinada à Secretaria Estadual de Transportes, Setrans.

A Seinfra se coloca à disposição da imprensa e das autoridades para prestar todas as explicações sobre a obra referente ao ano de 2008.

Flash Yala Sena
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais