Cidadeverde.com

Manifestação dos trabalhadores faz homenagem para Paulo Patrick

Imprimir
Atualizada às 18h44
Ao chegarem em frente ao supermercado Bom Preço, na avenida Frei Serafim, os manifestantes pediram um minuto de silêncio em homenagem ao estudante Paulo Patrick, morto após ser atropelado no protesto de 26/06. A passeata desta quinta-feira (11) reuniu cerca de mil pessoas e foi parte de uma mobilização nacional de trabalhadores. 

Foto: Geísa Chaves/Cidadeverde.com

Os manifestantes gritaram "Patrick presente" e deram uma salva de palmas em sua lembrança.

Depois da homenagem, os trabalhadores deram meia volta sem irem até a avenida Miguel Rosa, e seguiram para a praça da Liberdade, onde a passeata foi encerrada às 18h10, sem maiores incidentes.


Atualizada às 17h28
Depois de percorrer várias ruas do Centro de Teresina (PI), a passeata de trabalhadores fechou a avenida Frei Serafim no sentido Centro - Zona Leste. O trecho não estava programado inicialmente pelos organizadores do movimento, que faz parte de uma mobilização nacional organizada por entidades sindicais. 


A programação inicial previa saída e chegada na praça da Liberdade, passando por órgãos públicos e as sedes da Prefeitura de Teresina e Governo do Estado. No entanto, o que inicialmente seria o fim da manifestação se estendeu pela principal avenida da cidade, a exemplo dos protestos de junho nos quais estudantes cobraram melhor transporte público. 

Organizadores informaram ao Cidadeverde.com que a intenção agora é seguir até o cruzamento com a avenida Miguel Rosa e retornar pela Frei Serafim até a praça da Liberdade.


Durante o trajeto, líderes em um carro de som pedem para que participantes da passeata deixem de jogar bombas juninas. Uma delas por pouco não atingiu um rapaz que participa do ato. 

Atualizada às 16h50
Com a prefeitura de Teresina cercada, manifestantes não pararam no local e seguiram em frente, reclamando da colocação das grades de ferro no entorno do prédio. 


Por onde passou, o protesto provocou o fechamento de lojas, que temeram por atos de depredação. No carro de som, manifestantes pediam para que os lojistas não fizessem isso, pois a manifestação era feita somente por trabalhadores e pais de família. "Aqui não tem nenhum bandido", disse um líder do ato.

A manifestação seguiu pela ruas Firmino Pires e Álvaro Mendes, parando em frente a uma agência do Bradesco. Na oportunidade, José Ulisses, presidente do Sindicato dos Bancários, fez uso da palavra para cobrar mais segurança nas agências do Piauí, lembrando que dois gerentes morreram em assaltos no interior nos últimos anos. Ele defendeu a revisão do sistema financeiro nacional dos bancos.

Foto: Klauberson Lima

Fotos: Paulo Brandão


Atualizada às 16h33
A manifestação chegou ao Palácio da Cidade e se deparou com uma cerca de metal em torno do prédio histórico. Antes, eles passaram pela avenida Maranhão e pararam em frente ao Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Teresina (Setut), gritando palavras de ordem contra o prefeito da capital: "Firmino sem atitude é pau mandado do Setut".


Atualizada às 16h06
Com a manifestação que percorre ruas do Centro de Teresina (PI) nesta quinta-feira (11), lojistas fecharam as portas de seus estabelecimentos comerciais. As portas são abaixadas, mas os funcionários ficam em frente, acompanhando o protesto, que faz parte de uma mobilização nacional de entidades sindicais. O temor dos comerciantes é por depredação dos locais. 

Cerca de mil pessoas participam do ato, que saiu da praça da Liberdade, passou pelo Palácio de Karnak e seguiu pelas ruas 7 de Setembro, Félix Pacheco e Barroso, até chegar na Delegacia Geral da Polícia Civil, na praça Saraiva. No local, o grupo gritou palavras de ordem por mais segurança em Teresina. 


A passeata desceu a rua Teorodo Pacheco em direção até a avenida Maranhão, passa passar pelo Palácio da Cidade, sede da Prefeitura de Teresina. De lá, a manifestação vai fechar as ruas Rui Barbosa e Paisandu, até voltar para a Praça da Liberdade. 

A Polícia Militar acompanha o ato com 12 viaturas da Força Tática e duas do Batalhão de Trânsito. Segundo o comandante de policiamento da capital, coronel Alberto Menezes, o protesto é tranquilo e ocorre sem maiores transtornos.


Postada às 15h33
No dia marcado por entidades sindicais para greves e paralisações em todo o País, a mobilização em Teresina (PI) reúne trabalhadores na praça da Liberdade, Centro da capital, em concentração para passeata que percorrerá os principais órgãos do poder executivo nesta quinta-feira (11). O ato deve fechar as principais ruas da capital. 

De acordo com Francisco Sinésio, do Sindicato dos Servidores do Município de Teresina (Sindserm), estão unidos 22 sindicados e seis centrais sindicais, entre eles CUT, Força Sindical, Conlutas e entidades dos bancários, comerciários, urbanitários, domésticas, trabalhadores da construção civil e professores da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) e Instituto Federal do Piauí (IFPI).

A passeata tinha saída marcada para 15h30 na Praça da Liberdade, passando pelo Palácio do Karnak, sede do Governo do Piauí, Secretaria Estadual de Segurança e Prefeitura de Teresina, voltando para o ponto de partida pelas ruas Rui Barbosa e Paisandu.

Entre as pautas do movimento reivindicatório estão a redução da passagem de ônibus e melhoria do transporte público, fim do fator previdenciário (manutenção da aposentadoria integral), destinação de 10% do PIB para a educação e reforma agrária com expropriação do latifúndio.

Para Gisvaldo Oliveira, coordenador estadual da Central Sindical e Popular Conlutas, o objetivo maior da paralisação é manter a mobilização iniciada em junho pelos jovens, em prol do transporte público, e unir forças para avançar a uma greve geral. 

Geísa Chaves (Especial para o Cidadeverde.com)
Fábio Lima (Da Redação)
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais