Cidadeverde.com

Rede Sustentabilidade quer colher mais 100 mil assinaturas

O novo partido encabeçado pela ex-senadora Marina Silva, Rede Sustentabilidade, já conseguiu mais de 700 mil assinaturas para oficialização da sigla em todo o País. O último balanço contabiliza 706.026 assinaturas de pessoas de vários locais do Brasil, faltando agora 93.974. 


"Já alcançamos cerca de 700 mil assinaturas de apoio ao registro do partido Rede Sustentabilidade! A vitória é resultado de um trabalho realizado de forma colaborativa, baseado na força de vontade e na dedicação de voluntários espalhados por todo o Brasil. Trata-se de um feito inédito na história da política brasileira", diz a nota enviada pela organização.

No site do novo partido há uma área de cadastro dos mobilizadores voluntários da sigla. Os membros da legenda trabalham com cronogramas de atividades e estimam um prazo até agosto para solicitar o registro oficial do partido.

De acordo com a nota, a meta já poderia ter sido atingida, se não fossem as perdas. "O número de assinaturas que conseguimos até agora já seria suficiente se perdas não ocorressem. Entre o preenchimento incorreto e a falta de padronização no critério de conferência de assinaturas nos cartórios, estimamos que essas perdas possam chegar a 40%".
Há dois motivos principais para a “perda” das assinaturas. Primeiro, o preenchimento ilegível ou incorreto da ficha de apoio, nomes abreviados, sobrenomes incompletos, impedem a identificação do número do título eleitoral no site do TSE. Algumas fichas, por isso, nem podem ser encaminhadas para certificação nos cartórios eleitorais.

O segundo motivo deve-se ao fato de que não há uma padronização no critério de conferência de assinaturas nos cartórios, o que leva algumas fichas a não serem certificadas – a pessoa assinou na ficha diferente do que assinou no caderno das últimas eleições.

Para validar a legenda, os membros precisam registrar o partido junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) até outubro de 2013, caso queiram lançar candidatos nas próximas eleições.


Fonte: Agência Brasil

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais