Cidadeverde.com

Piauí ganha primeira Central de Tratamento de Resíduos Sólidos

Imprimir
O Piauí ganha sua primeira Central de Tratamento de Resíduos (CTR) instalada na cidade de Altos. A Central vai processar resíduos domiciliares, hospitalares, laboratoriais, industriais e da construção civil. A solenidade acontece no dia 24 d ejulho, às 9h, com a presença do Governador Wilson Martins. 

Para normatizar a destinação dos resíduos gerados nas cidades o Governo Federal sancionou, através da Lei 12.305, de 2 de agosto de 2010, a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Os municípios brasileiros têm até agosto de 2014 para estar de acordo com a PNRS.

A CTR Altos é um empreendimento privado e poderá receber resíduos de Teresina, Altos e outras 21 cidades da região. 

Durante o processo de implantação, foram identificadas as espécies de plantas e animais que habitavam o local. Os animais foram deslocados para a área de reserva legal, que corresponde a 20% dos 114 hectares da área total. As plantas foram catalogadas e um viveiro foi criado para o desenvolvimento de novas árvores a serem utilizadas no reflorestamento da região.

Um estudo arqueológico ainda está em andamento, no entanto, a arqueóloga responsável, Cristiane Buco, adianta que não há vestígios de material significativo, o que torna o projeto viável. Todo o processo está sendo acompanhado pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí – SEMAR.

Outras Centrais já foram inauguradas na cidade de Salvador (BA) e nos estados do Rio Grande do Sul e São Paulo. 

Da Redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais