Cidadeverde.com

Movimento rural denuncia que 95% dos moradores não tem título de terras

Representantes do Movimento Terra, Trabalho e Liberdade de Nazária denunciam que 95% dos moradores do município não possuem a titularidade de suas terras. Isso tem impossibilitado a capacitação de recursos para a produção rural e a vinda de programas como o Minha Casa Minha Vida. 

"Os trabalhadores rurais não tem a posse das suas terras, por isso, não podem receber recursos para o incentivo da produção", explica Fábio Sousa, um dos coordenadores do Movimento. Ele cita o exemplo do Povoado Passagem de Santo Antônio, onde as 280 famílias não possuem titularidade e que uma quadra de esportes com recursos garantidos não pode ser construída porque Prefeitura não tem o título do terreno. "Até a prefeitura está tendo dificuldades em obter recursos por conta desse problema". 

Os moradores do Povoado estão organizando uma manifestação pacífica marcada para o dia 05 de agosto na PI 130 para mostrar a real situação das famílias sem terra.  

O Movimento também se mostra descontente com a transferência da Vara Agrária da capital para o município de Bom Jesus, extremo sul do Piauí. “Não somos contra levar a Vara para o interior, mas poderiam ter deixado uma Vara funcionando em Teresina”. 

Sana Moraes 


Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais