Cidadeverde.com

Ministério Público abre inquérito para investigar poluição do Parnaíba

Imprimir
O Ministério Público do Piauí abriu inquérito para investigar a destinação de resíduos sólidos e lançamento de efluentes líquidos no leito do rio Parnaíba pela empresa Ambev (Companhia de Bebidas das Américas).

Evelin Santos/CidadeVerde.com
Rio Parnaíba

No início do mês a Agespisa constatou a presença de resíduos de alta fermentação e alto teor de poluição no rio Parnaíba, possivelmente causada pelo lançamento de efluentes pela Ambeve. O fato provocou a suspensão temporária da produção de água em Teresina.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos já havia anunciado que instaurará procedimento administrativo para identificar a origem da poluição através de exames laboratoriais pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e laboratórios de fora do Estado.



Para investigar o caso, o MP encaminhou ofício para os órgãos Semam, Agespisa, Ibama, Gevisa e Ambev. Para a Companhia de Bebidas, o Ministério Público pediu, entre outros documentos, cópia da Licença de Operação, da planta do sistema de tratamento e lançamento de efluentes da empresa, dos exames laboratoriais e dos guias para comprovação do recolhimento do óleo.

Posicionamento da Ambev:
 
"A companhia afirma que tem atendido prontamente às solicitações dos órgãos responsáveis pelo tratamento e abastecimento de água da região e está à disposição para prestar os esclarecimentos necessários ao Ministério Público do Estado do Piauí. As análises das amostras de água coletadas estão totalmente dentro da normalidade e o procedimento de lançamento de efluentes está de acordo com a legislação. A companhia investe constantemente na melhoria e aperfeiçoamento de suas estações de tratamento de efluentes. A água que devolvemos à natureza é melhor que a água que captamos. A unidade de Teresina fez investimento de R$ 5 milhões nos últimos três anos e encontra-se dentro dos mais altos padrões internacionais de operação. Estamos à disposição dos órgãos responsáveis para que visitem nossas instalações"

Jordana Cury
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais