Cidadeverde.com

ONG pesquisa situação de centros com jovens infratores do Piauí

Imprimir
Adolescente infratores piauienses estão sendo ouvidos no Tribunal de Justiça na manhã desta segunda-feira (29) por integrantes da ONG Terre des Hommes, uma instituição fundada na França que atua em prol do direito das crianças e adolescentes em 33 países. O objetivo é analisar a visão destes jovens sobre os centros onde cumprem medidas socioeducativas e as atividades às quais são submetidos. 


Cerca de vinte adolescentes do Piauí estão fazendo seus relatos a membros da Ong que já faz trabalho semelhante nos estados do Ceará, Pará, Rio Grande do Norte e Maranhão. A iniciativa tem apoio do TJ-PI e da Secretaria Estadual de Assistência Social e Cidadania (Sasc).

O diretor executivo da Terre des Hommes, Renato Pedrosa, descreve que o projeto batizado de Vozes procura investigar a visão destes jovens sobre o que é justiça, ato infracional, medidas socioeducativas, medida de internação, proteção, liberdade e futuro. “Já tivemos casos de adolescentes que nunca souberam o que é Justiça. A maioria deles não sabe o que são as medidas socioeducativas e a ideia que eles têm de justiça é atrelada à polícia. Eles confundem as medidas socioeducativas com punições. Não separam”, descreve. 

Renato Pedrosa

Nesta terça-feira (29), às 9h, será lançado um livro com a primeira edição do projeto. 

A Terre des Hommes é uma ONG fundada em 1960, que trabalha pelos direitos da criança e adolescentes em qualquer situação social e tem foco n a justiça restaurativa. 

Flash de Yala Sena
Redação Carlos Lustosa Filho

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais