Cidadeverde.com

Internauta denuncia doação para reciclagem de livros nunca utilizados

Imprimir
Internautas denunciaram ao Cidadeverde.com que livros estavam sendo jogados em um caminhão na Unidade Escolar Júlia Nunes Alves, no bairro Itararé, zona Sudeste de Teresina. Em meio ao material, que será encaminhado para a Associação dos Cegos do Piauí promover a reciclagem do papel, estavam livros novos, ainda embalados. De acordo com a escola, as publicações estão desatualizadas e foram mesmo doadas, apesar de nunca terem sido utilizadas.

Fotos: Geísa Chaves/Cidadeverde.com // Reprodução vídeo

O flagra foi feito na tarde desta terça-feira (30). Populares estranharam o destino dos livros depois de verem carregadores apenas jogando o material dentro do caminhão, ao invés de acomodarem o mesmo para que não fosse danificado em caso de uso posterior.

Em um vídeo enviado ao Cidadeverde.com, é possível ver pacotes de livros novos, ainda embalados em plástico, sendo jogados na carroceria do caminhão. No final, uma pessoa questiona porque a situação está sendo filmada.




Francinethe Medeiros Sales, diretora adjunta da unidade escolar, explicou que a doação dos livros cumpre portaria de agosto de 2012 da Secretaria Estadual de Educação e Cultura (Seduc), que orienta a cessão dos livros velhos e obsoletos. Ela admitiu que alguns exemplares estavam embalados e novos porque não foram utilizados, o que ocorre quando a demanda da classe é menor do que a de material fornecido.

A diretora adjunta ainda mostrou ao Cidadeverde.com mais uma pilha de livros que devem ser doados para a Associação dos Cegos, todos já usados e com data de 2009.

Escola mostrou outros livros que serão doados, mas só material usado

Na semana, outro episódio envolveu livros doados para a Associação de Cegos do Piauí. Na oportunidade, material com prazo de validade em vigência foi encontrado e, segundo a Seduc, devolvido para as escolas na cidade de Parnaíba, litoral do Estado. O caso foi considerado um "engano", pois carregadores teriam levado para doação os livros novos que deveriam ser transferidos para a nova sede da 1ª Gerência Regional de Educação.

Geísa Chaves (especial para o Cidadeverde.com)
Fábio Lima (da Redação)
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais