Cidadeverde.com

Plenária encerra 3ª Conferência Municipal de Cultura de Teresina

Imprimir
Foram dois dias de muitas discussões, sugestões e planejamento. E a 3ª Conferência Municipal de Cultura de Teresina terminou na noite deste sábado com uma perspectiva de um futuro melhor para o segmento cultural. O evento, promovido pela Fundação Cultural Monsenhor Chaves, teve início ainda na quinta-feira (1º), com uma solenidade oficial. Na sexta-feira e no sábado a conferência teve continuidade com palestras e debates.


A primeira palestra foi com o professor Luís Sá, com o tema “A Nova Lei do SIEC – O que muda?”, em que falou sobre formas de captação de recursos para projetos culturais. Na sequencia o professor Olavo Pereira falou sobre “Produção Simbólica e Diversidade Cultural”. Ainda na sexta o teatrólogo Aci Campelo fez uma palestra sobre “Cidadania e Direitos Culturais”.

No sábado as palestras foram encerradas com as professoras Ana Regina Rêgo e Teresinha Queiroz, que falaram sobre “Cultura e Desenvolvimento”. Além das palestras, o evento também contou com discussões de grupo. Desses debates saíram os planos para a plenária, que aconteceu na tarde de sábado. Além de definir as diretrizes do relatório geral da conferência, que será apresentado essa semana, os participantes da plenária ainda definiram os delegados que vão participar da 3ª Conferência Estadual de Cultura.

Vários assuntos foram debatidos durante a conferência, mas o principal deles foi a implantação do Sistema Nacional de Cultura (SNC). Teresina aderiu oficialmente ao SNC no dia 4 de dezembro de 2012. O objetivo é descentralizar o sistema cultural no país e integrar as políticas dos municípios, estados e União. “O encontro foi importante para definirmos o nosso planejamento para os próximos anos. E ficou claro que o Sistema Nacional de Cultura não é algo que vai beneficiar só os artistas, mas toda a população”, explicou o presidente da FCMC, Lázaro do Piauí.

Para quem participou do encontro ficou o sentimento de que a iniciativa marca uma nova era da política cultural em nossa cidade. “Hoje nós estamos fazendo história. Mas isso é só o começo, pois ainda teremos uma longa e árdua caminhada para colher os frutos desse trabalho”, afirmou Francisco Pelé, representante da Fundac, que participou do evento.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais