Cidadeverde.com

Amapi quer segurança desarmada durante a noite nos fóruns do Piauí

A Associação dos Magistrados Piauienses sugeriu ao Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) uma alternativa para ampliar o número de Comarcas atendidas por segurança privada.


Yala Sena/Cidadeverde.com

Na proposta, a Associação sugere, diante das limitações financeiras alegadas pelo TJ-PI, a contratação de segurança armada durante o dia e desarmada à noite para todas as Comarcas. Caso a proposta seja atendida, de imediato, o número de fóruns protegidos seria ampliado de 20 para 28.

“Ao concluir a licitação para contratação da empresa de segurança privada, a presidência do TJ-PI solicitou manifestação da Amapi sobre as Comarcas que deveriam receber segurança privada, bem como alternativas para ampliar o número inicial, definido pelo Tribunal, de 20 Comarcas beneficiadas”, explica o presidente da Amapi, José Airton Medeiros.

O presidente da Amapi afirma que “a proposta ainda não é a ideal, mas, em razão da carência de recursos, discutimos e concluímos que a segurança armada minimizará os riscos que correm juízes, promotores, defensores, servidores, advogados, como também todos aqueles que vão aos fóruns diariamente”.

Para José Airton, a contratação de segurança armada somente durante o dia, e desarmada à noite, deve ser, necessariamente, complementada por outras medidas, como a aquisição imediata de sistema eletrônico de segurança.

“A segurança noturna desarmada vem sendo adotada, por exemplo, pelo Tribunal Regional Eleitoral em diversas zonas eleitorais do Piauí, onde não temos notícia de invasões e furtos”, conclui José Airton Medeiros.

Em 2013, os fóruns de Demerval Lobão e Corrente foram invadidos. A lista de arrombamentos segue nos municípios de Altos, Beneditinos, Cristalândia, Curimatá, Luis Correia, Avelino Lopes, Água Branca, Regeneração, Fronteiras, Monsenhor Gil, Elesbão Veloso e São Pedro do Piauí.

Da Redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais