Cidadeverde.com

Piauí busca experiência do AM, PA e CE para combater grilagem de terra

Imprimir
O governador Wilson Martins (PSB) convocou para a manhã desta terça (13) uma reunião com o Judiciário, órgãos que tratam da regularização fundiária de terras do Estado e . Martins quer acabar com o grande número de áreas griladas no Estado.

Thiago Amaral/Cidadeverde.com

Para o governador, esse é um dos principais empecilhos para o desenvolvimento da agricultura no Piauí. 

"O Piauí tem 65 mil propriedades rurais, a grande maioria são de agricultura familiar e existe acima de 60% dessas propriedades que ainda não possuem o título definitivo de posse da terra. Isso atrapalha o acesso ao crédito", declarou o governador após o encontro.

Estiveram presentes a presidente do TJ, desembargadora Eulália Pinheiro, o corregedor Francisco Paes Landim, o corregedor do AM, Constantino Graúna, Fábio Novo, Antonio Félix, CREA, OAB, Interpi, Incra, Emgerpi, Helder Benati, diretor adjunto do Instituto de Ciências da Universidade Federal do Pará, e Ricardo Durval, presidente do Instituto de Desenvolvimento Agrário do Ceará.


Ricardo Durval destacou que o Estado está fazendo uma "varredura fundiária territorial" e a modernização do sistema de registro de imóveis.

O Ceará informou que está fazendo a regularização fundiária adotando como modelo o minifúnfio, através de um trabalho de georeferenciamento. 

O governador Wilson Martins destacou que o problema causa atraso no desenvolvimento do Estado. Segundo ele, são 12 milhões de hectares somente nos Cerrados, sendo 6 milhões de hectares agricultáveis. 


Wilson informou ainda que está trabalhando um projeto piloto em Santa Filomena, já que o município é o quarto do Estado em extensão territorial. O trabalho visa regularizar 10 mil hectares.

Estiveram presentes representantes deputados, Tribuanal de Justiça, Incra e Procuradoria Geral do Estado.

Leilane Nunes e Yala Sena 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais