Cidadeverde.com

Parnaíba comemora aniversário e TV Cidade Verde faz programa especial

Imprimir
Parnaíba comemora nesta quarta-feira (14) seus 169 anos de emancipação política e a TV Cidade Verde preparou uma homenagem especial. O Jornal do Piauí de hoje será transmitido, ao vivo, da praça Nossa Senhora das Graças no Centro do município.

Fotos: Juscelino Reis

A cidade, que fica a 330 quilômetros ao Norte de Teresina, é a segunda mais populosa - cerca de 150 mil habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e estatística (IBGE) - e mais importante cidade do Piauí, atrás apenas da capital, que na próxima sexta-feira chega ao seu 161º aniversário.


Elivaldo Barbosa comanda a transmissão onde serão exibidas matérias especiais sobre a Cidade e seu momento de evolução. Thiago Mendes e Joelson Giordani, mostram o que Parnaíba tem de melhor em história e desenvolvimento. 

Além de solenidades religiosas, o município comemora a data com a 1ª Feira do Agronegócio da Planície Litorânea, evento realizado pela Prefeitura Municipal com a apoio do Governo do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí (Emater).


Parnaíba, além de suas belezas naturais, como o Delta do Parnaíba, o único em mar aberto das américas, possui um grande valor histórico para o Piauí, com seus casarões tombados e preservados, e por sua participação pioneira no movimento de independência do Brasil, através de um movimento político liderado por Simplício Dias da Silva, precipitando os confrontos de brasileiros e portugueses, que culminaram na Batalha do Jenipapo, às margens do rio Jenipapo, em Campo Maior, em março de 1823.

O nome do município significa, na língua tupi-guarani, “rio de águas barrentas”, em alusão ao rio Parnaíba, que banha a cidade através de um de seus afluentes, o rio Igaraçu. Outra possível origem para o nome seria uma homenagem a Domingos Jorge Velho, que nasceu na Vila de Parnaíba, em São Paulo.


Antes habitada por índios tremembés, de 1671 a 1614 passou a receber excursões, que chegam ao litoral do Piauí atraídas pelas notícias da grandiosidade do rio Parnaíba. Essas excursões traziam navegadores, aventureiros, jesuítas e pesquisadores que desbravaram a região muito antes dos bandeirantes. Há registros de que entre eles estavam Nicolau Resende, cujo navio naufragou na foz do rio e perdeu toneladas de ouro. Resende passou 16 anos na região em busca do tesouro perdido.


No dia 20 de setembro de 1759, o governador da província, João Pereira Caldas, fundou a vila de São João da Parnaíba. Em 1770, começou a construção da Igreja de Nossa Senhora Mãe da Divina Graça. No dia 14 de agosto de 1844, a vila foi elevada a categoria de cidade pela lei nº 166 promulgada pelo então governador José Idelfonso de Souza Ramos.


Da Editoria de Cidades
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais