Cidadeverde.com

Família do padre Lauro de Deus diz que acredita na hipótese de suicídio

Imprimir
Atualizada as 10h17

Ao som de aplausos e do badalar do sino da Catedral Nossa Senhora das Dores, o corpo do padre Lauro de Deus foi colocado dentro do carro funerário, que o levará até a cidade de Inhuma (238 km de Teresina) onde será sepultado. As pessoas presentes no local estão bastante emocionadas. O sacerdote foi o primeiro de Inhuma a ser ordenado.

Carlos Lustosa Filho/CidadeVerde.com




Fotos: Evelin Santos/ Cidadeverde.com


Atualizada as 09h19

A missa de Corpo Presente do padre Lauro de Deus está sendo celebrada na catedral de Nossa Senhora das Dores no centro de Teresina. Centenas de pessoas estão no local dando seu último adeus ao sacerdote, encontrado morto na última quarta-feira (15). Às 11h o corpo segue para Inhuma.

Fotos: Yala Sena/ Cidadeverde.com

A celebração conta com a presença do arcebispo Dom Miguel Fenelon Câmara, do Bispo Dom Miguel, e está sendo celebrada pelo arcebispo de Teresina, Dom Jacinto Brito.


O primo do padre, Luiz Felinto Neto, afirmou que a família também recebeu com surpresa a notícia da morte. "É algo com ninguém esperava, estão todos muito abalados com essa fatalidade. Ele não demonstrou nos últimos dias nenhuma alteração de humor. Ninguém notou nada, ele estava normal". Segundo Luiz, a família vai aguardar o laudo da polícia para saber o que houve. 

Carlos Lustosa Filho/CidadeVerde.com
Luiz Felinto, primo do padre

Evelin Santos/CidadeVerde.com

Em entrevista ao Cidadeverde.com, a família de Lauro acrescentou que, mesmo sem nenhum indício de depressão, acredita na hipótese de suicídio e que o próprio padre escolheu o local da morte. O sacerdote não deixou nenhum bilhete e não se despediu de nenhum parente. Familiares negam que ele tenha ido visitar alguém em Barro Duro e defendem que Lauro saiu de Teresina na terça-feira pela manhã direto para o local.


O músico Clemente Neto tocou durante vários anos com o padre Lauro. Ele lembra dos momentos que passaram conversando sobre música e dos trabalhos realizados pelo sacerdote. "Eu o conheci quando ele era pároco da Igreja da Capelinha de Palha. Ele sabia que eu era músico e me convidou para tocar na banda dele. Ele acabou sendo meu orientador espiritual e celebrou meu casamento. A imagem que eu tenho dele é de um padre jovem e amigo, de braços abertos para qualquer pessoa. Era companheiro de todos e na última vez que eu o encontrei tínhamos marcado uma partida de futebol".

Carlos Lustosa Filho/CidadeVerde.com
Clemente Neto

Evelin Santos/Cidadeverde.com

Atualizada as 7h22min

O corpo do padre Lauro de Deus, 47 anos, está sendo velado na Catedral de Nossa Senhora das Dores. Às 9h será celebrada uma missa pelo arcebispo Dom Jacinto Brito, com a presença de todo o clero e, em seguida, o corpo será levado para Inhuma, cidade onde o padre nasceu, para o enterro.


Carlos Lustosa Filho/CidadeVerde.com

Evelin Santos/CidadeVerde.com

À catedral o corpo chegou às 4h, após passar por exames no Instituto Médico Legal (IML). Até o momento foram celebradas duas missas: uma no momento da chegada do corpo pelo padre Antônio Cruz e outra no início da manhã pelo padre Amadeu Matias. O sentimento é de comoção.




"O Lauro tinha seus defeitos, mas era de Deus. Ele foi meu seminarista, meu formando. É dinâmico, sorridente, amigo de todo mundo, jovial. Estamos com muita dor, morreu um amigo nosso. Nessa hora, a única coisa que a gente pode fazer é chorar e rezar. Há muita gente no hospital, porque ele era muito querido", disse o padre Antônio Cruz, em entrevista ao Notícia da Manhã.

A Arquidiocese de Teresina emitiu nota sobre a morte do padre: 

"Tomados de profunda surpresa e dor, a Igreja de Teresina vem a público lamentar a morte do Pe. Lauro de Deus, do Setor de Comunicação da Arquidiocese. Desconhecemos ainda a causa desse fato! Confiando na competência dos peritos, aguardamos o laudo pericial. Enquanto isso, pedimos as orações de todos por ele e agradecemos a solidariedade com a nossa Igreja e com a família, neste momento de sofrimento.

O corpo será velado na Catedral de N. Senhora das Dores.

D. Jacinto Brito
Arcebispo de Teresina"

Padre Tony Batista, que está em Liverpool na Inglaterra, também emitiu nota pública em seu Facebook, na qual lamenta a morte do padre Lauro de Deus.


Após a segunda missa, o padre Amadeu Matias declarou que recebeu a notícia da morte de Lauro de Deus com surpresa. "Entendemos que esse momento é para experimentarmos a realidade da vida humana. Estamos procurando viver com esperança, pois nós nos recomendamos à misericórdia divina. Estamos vivendo esse momento com confiança em Deus".



A prefeitura de Teresina também emitiu nota de pesar sobre o falecimento do padre Lauro de Deus. Veja na íntegra:

"A Prefeitura Municipal de Teresina vem a público manifestar seu profundo pesar pela trágica morte do inesquecível Pe. Lauro de Deus, solidarizando-se com a Igreja Católica e todos os seus fiéis neste momento de dor e tristeza. 

A ausência do Pe. Lauro de Deus se fará sentir em toda a cidade, acostumada a ouvir sua voz em pregações e cânticos religiosos.  Teresina encontra-se tomada pelo sentimento de saudade do sacerdote que aqui desenvolveu um trabalho reconhecido à frente de todas as paróquias onde atuou, especialmente na área de comunicação da Arquidiocese".

Matéria relacionada:

Jordana Cury, Carlos Lustosa Filho e Yala Sena
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais