Cidadeverde.com

Jesus Rodrigues quer mudança na Conab e reforça com carta aberta

Imprimir
O deputado estadual Jesus Rodrigues (PT) divulgou neste sábado (17), uma carta aberta em manifestação as entidades que se manifestaram contra seu pedido de mudança na direção da Companhia Nacional de Abastecimento do Piauí (Conab). Na carta, o deputado parabeniza a atual gestão, mas afirma que é preciso fazer mais.


Segundo Jesus Rodrigues, é preciso ampliar programas que já estão acontecendo e preparar a Conab para novas modalidades. "Não podemos aceitar como natural nossos animais morrerem de fome e de sede em períodos de estiagem", afirmou o deputado.

Leia a carta na íntegra:

"Recentemente, tomei conhecimento de um ofício em que supostamente várias entidades manifestam insatisfação com o meu pedido de mudança na direção da Companhia Nacional de Abastecimento do Piauí. Pessoalmente entrei em contato com algumas delas em sinal de respeito para com os segmentos que representam, mas a resposta que recebi é de que não haviam assinado nenhum documento nesse teor. Aliás, a FETAG – Federação dos Trabalhadores na Agricultura, uma das entidades citadas no ofício, lançou uma nota esclarecendo que não participa de qualquer movimento pela manutenção ou indicação de gestor para a Conab. 

Reconheço os avanços que vêm ocorrendo na Conab Piauí e parabenizo a atual equipe por isso. Entretanto, faço uma leitura de que precisamos fazer mais. Chegar a 7,5 mil toneladas de milho subsidiado por mês é um importante passo, mas percebi uma acomodação com esse resultado. Na verdade, precisamos de 66 mil toneladas mês se considerarmos a média por agricultor em outros estados. Para atender à média atual, precisamos de 33 mil toneladas mês. Não posso permanecer de longe, como fui mantido até agora, sabendo de agricultores familiares que chegam à Conab e recebem uma senha para buscar milho em março de 2014. 

Os programas da Conab já existiam e foram dinamizados pela atual diretoria mas, por exemplo, quanto ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), quero vê-lo maior, pois apresentei Projeto de Lei para a produção de forrageira nas áreas ociosas dos perímetros públicos irrigados e para que o governo federal apoiasse os estados e municípios na produção de alimentação animal. Defendi minha proposta junto ao governo e a presidenta Dilma Rousseff atendeu com a criação do PAA Animal. Precisamos preparar a Conab para essa nova modalidade, pois não podemos aceitar como natural nossos animais morrerem de fome e de sede em períodos de estiagem.

Quero manifestar aqui o meu compromisso voluntário com a agricultura familiar e garantir que os programas do governo não serão interrompidos com a mudança de direção da Conab e, sim, ampliados"

Rayldo Pereira
 
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais