Cidadeverde.com

Sem futebol e fechado, o Albertão completa 40 anos

Imprimir
No dia 26 de agosto de 1973 Teresina estava em festa para a inauguração da primeira etapa das obras do Estádio Governador Alberto Silva e para a estreia do nosso futebol no Campeonato Nacional. A Sociedade Esportiva Tiradentes recebia o Fluminense do Rio de Janeiro. O Albertão estava com lotação total na época, em torno de 30 mil pessoas de Teresina e de cidades do interior do Piauí e do Maranhão. O jogo terminou com o empate de 0 x 0.


O Tiradentes jogou com Toinho; Marinho, Ivan Limeira, Murilo e Tinteiro(Valdeci Lima); Gérson Andreoti e Joel; Gringo, Sima, Ventilador(Russo) e Bira.

O Fluminense levou a campo Vitório; Toninho, Bruñel, Assis e Marco Antônio; Carlos Alberto e Kléber(Adílson); Marquinhos, Manfrini, Dionísio(Té) e Lula.

Infelizmente, no decorrer do jogo um grito de "o estádio está caindo" levou o público da arquibancada do placar ao desespero, provocando mortes e ferimentos.

O primeiro gol no Albertão foi marcado na noite de 29.08.73 no jogo Cruzeiro de Minas Gerais e Tiradentes. O autor, o meia Dirceu Lopes aos 17 minutos do segundo tempo para o time mineiro. Sete minutos depois, Joel marcou para o Amarelão e o futebol ficou em 1 x 1.


Nos anos de 73, 74 e 75 o Albertão recebeu públicos extraordinários para ver em ação os principais clubes do futebol brasileiro, enfrentando o Tiradentes pelo Campeonato Nacional.Outros momentos históricos foram os jogos da Seleção Brasileira. Em 1977 foram batidos todos os recordes de público no Campeonato Piauiense, com os clássicos River x Flamengo, chegando a registrar 40 mil pessoas na grande final. O maior público ficou para o jogo Flamengo do Rio de Janeiro 3 x 1 Tiradentes, com 60 mil pessoas. O rubro-negro veio a Teresina com Zico, Adílio, Andrade e todos os seus craques campeões do mundo.

O Governador Alberto Silva construiu as primeiras etapas da obra. As seguintes, até chegar à capacidade total de 60 mil pessoas, foram construidas nas administrações dos Governadores Dirceu Arcoverde e Lucídio Portela.

Nos últimos tempos, pouco foi feito no Albertão. Partes importantes do projeto nunca foram executadas, por falta de interesse dos governos e por falta de trabalho nos nossos clubes que, se estivessem fazendo bonito no futebol, provocariam ações concretas do poder público.Neste ano de 2013, quando o Albertão, completa 40 anos, lá apenas um jogo foi disputado: Flamengo 2 x 2 Santos, pela Copa do Brasil. No mais, o estádio permaneceu fechado e continua assim. Até quando ?


Dídimo de Castro
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais