Cidadeverde.com

Ibama faz perícia sobre incêndio que provocou apagão no Nordeste

Imprimir
A Superintendência do Ibama no Piauí enviou peritos até a fazenda Santa Clara em Canto do Buriti (a 405 km de Teresina) para investigar as causas da queimada que provocou ontem apagão no Nordeste. O ministro das Minas e Energia, Edison Lobão, em entrevista no Rio, disse que o blecaute foi provocado pelo incêndio no Estado. O Nordeste ficou uma hora e meia no escuro. 

O superintendente do Ibama, Manoel Borges, disse que 29 brigadistas trabalharam para conter as chamas e tiveram êxito ainda ontem. Segundo ele, o incêndio teria sido de pequenas proporções, já que não chegou sequer a ser registrado pelo satélite Noa, que mapeia focos de queimadas no Estado.

“Temos uma posição diária do satélite Noa sobre os incêndios e queimadas e o de Canto do Buriti acreditamos que tenha sido pequenas proporções e por isso foi controlado em tempo hábil. Nós temos que falar em cima de verdade e só poderemos vincular ou desvincular ao apagão após o laudo”, destacou o Manoel Borges.


Ele disse que o laudo pericial sai entre 15 e 30 dias. “Temos 29 homens trabalhando em Canto do Buriti como brigadistas, mais 15 em Redenção e outros em Corrente, Baixa Grande do Ribeiro e Uruçui se precisasse deles, eles seriam acionados, mas não houve”, afirmou.

O Ibama já registrou mais de 1.700 focos de incêndios em todo o Estado de janeiro até hoje, só no mês de agosto foram cerca de 800. Ele disse que vários fatores podem provocar esses focos, desde causas naturais até criminais. “Até uma bagana de cigarro que jogam nas margens da rodovia pode causar um grande incêndio”, exemplificou o superintendente.


Entenda o caso

Na tarde de ontem(28), os estados do Piauí, Ceará, Maranhão, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Rio Grande do Norte, Bahia e parte do Distrito Federal passaram cerca de uma hora e meia sem energia. O ministro das Minas e Energia, Edson Lobão, informou que o incêndio na fazenda teria desligado o sistema.

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) divulgou nota explicando o incidente. De acordo com a nota, a linha de transmissão de 500 kV entre os municípios de Ribeiro Gonçalves e São João do Piauí sofreu desligamento às 14h58min em função de queimadas na região. O circuito foi religado manualmente, mas voltou a cair pelo mesmo motivo minutos depois. A linha, segundo a nota, é controlada pela empresa espanhola Isolux.

Matérias relacionadas:


Caroline Oliveira
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais