Cidadeverde.com

Volta de aguapés e canaranas no rio Poti preocupa ambientalista

Imprimir
Diferente dos anos anteriores que os aguapés deixavam o leito do rio Poti após o período das chuvas, a concentração dessa planta aquática aumentou e conta agora com a companhia das canaranas que se enraízam no leito do rio, que está assoreada. 

De acordo com o biólogo, José Ribamar Rocha, o número de canaranas é maior que o de aguapés o que preocupa, já que significa que aumentou a concentração de bancos de areias dentro do rio. 

“Esse período é de diminuição da água do rio e a quantidade de aguapés e canaranas está aumentando e as canaranas são mais perigosas porque elas permanecem no rio, porque colocam suas raízes nos bancos de areia. O mais grave que pode acontecer é o fechamento total do fluxo do rio”, afirma Ribamar.

O biólogo afirma que o que está provocando esse assoreamento do rio é o desmatamento que está acontecendo nas margens que faz com que haja o deslocamento de terras para dentro do rio. 

“A solução é a longo prazo, reflorestar as margens e evitar que as raízes fiquem expostas para evitar que sejam removidas com a água das chuvas, para que o próprio rio se auto depure”, destacou. 

Caroline Oliveira

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais