Cidadeverde.com

Carroceiros cobram melhores condições de trabalho à PMT

Imprimir
Dezenas de carroceiros participaram de audiência pública, nessa terça-feira (10), no Clube do Gari, para discutirem as condições de trabalho da categoria e regularização profissional.

Segundo o presidente da Associação dos Carroceiros, José Ferreira Lima, o “Careca”, a profissão precisa ser regulamentada pelo Poder Público para que os profissionais passem a atuar de acordo com a Legislação Trabalhista.

José Lima cobrou, ainda, a instalação de mais ecopontos – locais adaptados para receber entulhos – e o cadastramento de profissionais para facilitar a fiscalização. “Nós pagamos nossos impostos e temos direito à dignidade e melhores condições de trabalho”, afirma.

De acordo com a vereadora Rosário Bezerra (PT), que participou da audiência pública representando a Câmara Municipal de Teresina, a profissão de carroceiro é de suma importância para manutenção da limpeza da cidade, pois são profissionais que conseguem realizar a coleta de lixo nos locais ainda não contemplados no itinerário dos carros da Prefeitura.

“Felizmente, cada vez mais esses trabalhadores estão preocupados com o meio ambiente, participando, inclusive, de cursos de reciclagem e capacitação e criando uma nova carroça que diminui as lesões nos animais”, frisa Rosário Bezerra.

O novo veículo, desenvolvido com a supervisão da Associação Piauiense de Proteção e Amor aos Animais, possui madeira doada pela IBAMA, é mais leve – cerca de 200 quilos – e usa mola de colchão no sistema de amortecimento, diminuindo o impacto e redistribuindo o peso da carga em toda extensão da carroça.

A audiência pública, proposta pela vereadora Cida Santiago (PHS), contou com a participação de outros parlamentares da Casa Legislativa, representantes das Superintendências de Desenvolvimento Urbano Norte e Sudeste, Desenvolvimento Rural, Centro de Zoonoses, APIPA, entre outros.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais