Cidadeverde.com

APPM divulga lista de nomes dos médicos cubanos que atuarão no PI

Imprimir
Dezenove médicos cubanos selecionados através do Programa Mais Médicos para atuarem no Piauí chegam ao estado na noite deste sábado (14). Os profissionais desembarcam no aeroporto Petronio Portela às 22h45. A informação é do presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), Arinaldo Leal. Os estrangeiros vão passar uma semana na capital recebendo instruções sobre a população local, principais doenças, além de conhecer o funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS) no Piauí.


“Os profissionais chegam no sábado e na segunda participam de uma oficina de acolhimento na sede da APPM, a partir das 9h”, informou o presidente. Nove cidades do Piauí foram escolhidas para receber os médicos. São elas: Acauã, Barras, Betânia do Piauí, Campinas do Piauí, Cocal, Morro Cabeça no Tempo, Pio IX e São Miguel do Tapuio e Esperantina.

Arinaldo Leal disse que os prefeitos esperam a chegada dos médicos de forma tranqüila. “Conversei com vários prefeitos e todos estão tranqüilos e satisfeitos quando a chegada dos médicos. Não tive informações de rejeição. Tudo que venha melhorar a saúde é visto com bons olhos”, declarou.

Ontem, durante solenidade de assinatura de convenio para aquisição de ambulâncias entre o governo do Piauí e 53 municípios, o secretário de saúde, Ernani Maia, informou que a Sesapi é quem ficará encarregada da hospedagem dos médicos em Teresina. “Recebemos o pedido do Conselho Nacional de Secretário de Saúde – Conass – para que garantíssemos a hospedagem dos médicos na capital antes que sigam para as cidades onde vão atuar. Além disse daremos suporte a oficina de acolhimento que vai acontecer na APPM com organização da própria APPM e do Conselho Estadual de Secretários Municipais de Saúde – Cosems”, explica o gestor.

A vinda dos estrangeiros ao Piauí se deve ao fato de 121 cidades do estado não terem sido escolhidas por nenhum médico na primeira fase do Mais Médicos. Foi o maior índice de rejeição no país. O estado do Nordeste que mais receberá médicos cubanos é a Bahia (45 profissionais), seguido de Maranhão (35), Pernambuco (34), Ceará (28) e Piauí com (19). Em todo o país, 400 cubanos serão direcionados a um total de 219 localidades. Juntas, as regiões Norte e Nordeste receberão 91% desses médicos – o equivalente a 364 profissionais.

Brasileiros – O prazo para que os médicos brasileiros se apresentassem aos municípios terminou ontem. Segundo o Ministério da Saúde, apenas 47% - 511 profissionais em um universo de 1.096 - dos profissionais brasileiros já iniciaram suas atividades nas unidades básicas de saúde. Os dados por estado ainda não foram divulgados. Ontem, a cidade de Luis Correia recebeu um médico com diploma brasileiro selecionado através do Mais Médicos. Cidades como Teresina, Esperantina, Parnaíba, Demerval Lobão, Amarante já possuem profissionais atuando. Ao todo, 26 profissionais - sendo 25 brasileiros e um com registro profissional de fora do país, selecionaram o Piauí para trabalhar ainda na primeira fase do programa. 

Confira a lista de médicos cubanos que chegam ao Piauí sábado (14)

MIGUEL DIONIZIO DA SILVA BOCAINA
OLIBER PIÑEIRO VILTRES        ACAUA
OMAR DIAZ BARRIOS        BARRAS
OMAR RAMOS VELAZQUEZ        BETANIA DO PIAUI
ONELL TORRES DIAZ        BETANIA DO PIAUI
ORLANDO CASTELLANO ALONSO CAMPINAS DO PIAUI
OSMAYKI MARTIN JUNCO        COCAL
OSMEL GARCIA OROSCO        CAMPINAS DO PIAUI
OSVALDO AGUILERA AGUILERA ACAUA
OSVALDO SERAPIO PÉREZ MIRANDA MORRO CABECA NO TEMPO
PEDRO ASDRUBAL RUNA BARBEITO PIO IX
PEDRO JUAN LOPEZ GONZALEZ PIO IX
PEDRO LUIS MORALES GOMEZ ESPERANTINA
PEDRO PABLO IZNAGA FERRER SAO MIGUEL DO TAPUIO
RAFAEL DE LA CRUZ VAZQUEZ ESPERANTINA
RAFAEL RIZO LOZANO        ESPERANTINA
YAMISLEIDIS ZAYMARA LOPEZ CESPEDES SAO MIGUEL DO TAPUIO
ARIANNA MALLEA GARCIA        COCAL
DAYAMI GARCIA ZALDIVAR        MORRO CABECA NO TEMPO
OLIVIA RODRIGUEZ GONZALEZ BARRAS

Da Editoria de Cidades
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais