Cidadeverde.com

Lei de Educação Antidrogas vigora em 42 escolas em Teresina

Imprimir
A Lei Municipal de Educação Antidrogas está sendo implantada em 42 de Teresina. Segundo dados da Secretaria Municipal de Educação, o total de 3.249 alunos será beneficiado inicialmente. De autoria do vereador Samuel Silveira (PMDB), a proposta estabelece que as escolas devem realizar, a cada 15 dias, atividades relacionadas ao combate às drogas.

De acordo com o secretário municipal de Educação, Kléber Montezuma, a Lei está sendo executada através de convênio entre a Prefeitura de Teresina e a Polícia Militar, com a implantação do Programa Educacional de Resistências às Drogas e à Violência (PROERD).

“Estamos trabalhando, inicialmente, em 42 escolas da capital, onde vamos capacitar professores e funcionários das escolas para tratar sobre o assunto, através de seminários, palestras, vídeos educativos e outras atividades”, explica Montezuma.

O secretário diz, ainda, que, a meta é abranger, em breve, todas as escolas municipais. “A Lei Educação Antidrogas é muito relevante para a educação, pois, através dela, vamos tratar do assunto de forma institucional e não apenas de forma isolada”, ressalta.

Autor da Lei, o vereador Samuel Silveira destaca que o caráter fundamental da iniciativa é fazer com que os jovens, através de uma exposição periódica sobre o assunto, passem a entender melhor sobre os males que as drogas fazem no organismo e na vida das pessoas.

Samuel Silveira afirma, ainda, que os jovens estão muito expostos às drogas lícitas e que elas são porta de entrada para as drogas ilícitas. Ele frisa que, muitas vezes, que esse primeiro contato acontece na escola ou em sua proximidade, onde os estudantes sofrem o assédio de pequenos traficantes e de usuários.

“Os jovens experimentam a droga pela primeira vez, muitas vezes, por curiosidade e por não conhecerem as reais consequências e os riscos do consumo. Portanto, acreditamos que o conhecimento e a educação são os nossos principais aliados para enfrentar e combater o uso de entorpecentes”, finaliza o parlamentar.

Confira lista das escolas beneficiadas

EM José Nelson de Carvalho
EM Darcy Carvalho
EM Iolanda Raulino
EM Delmira Coelho Machado
EM 15 de Outubro
EM Mocambinho
EM Dep. Antonio Gayoso
EM Clidenor de Freitas
EM Domingos Afonso Mafrense
EM Chagas Rodrigues
EM Monsenhor Mateus Rufino
EM Maria do Socorro Pereira
EM Zoraide Almeida
EM Santa Clara
EM Lisandro Tito de Oliveira
EM Jorn. João Emílio Falcão
EM Ana Bugyja de Brito
EM Angelim
EM Cristina Evangelista
EM Dom Hélder Câmara
EM R. N. Monteiro Santana
EM Alda Neiva
EM Delfina Borralho Boavista
EM Mário Faustino
EM Santa Maria (Uruguai)
EM Lindamir Lima
EM Tio Bentes
EM José Camilo da S. Filho
EM Walter Alencar
EM Marcílio Flávio Rangel
EM Noé Fortes
EM Manoel Paulo Nunes
EM Barjas Negri
EM Bom Princípio
EM Extrema
EM Humberto Reis
EM Prof. João Porfírio Cordão
EM Mário Covas
EM Machado de Assis
EM O. G. Rego de Carvalho
EM Parque Itararé
EM São Sebastião

Da Redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais