Cidadeverde.com

Grupo do PI viaja país levando literatura a crianças sem acesso

Imprimir
Alguns dos municípios com os menores índices de leitura do Brasil estão sendo percorridos pelo "Circo das Palavras", projeto desenvolvido por um grupo de piauienses que leva, através da linguagem do circo, a motivação para mudar a realidade de comunidades carentes. 

Reprodução/Facebook

O grupo, formado por Fábio Christian coordenador geral; Rhara Aguiar, que é psicóloga; Hércules de Castro, ator e produtor; Samuel Christian, ator; e Carlos Rai Aguiar, coordenador técnico, teve o projeto Circo das Palavras aprovado em edital de fomento à leitura da Fundação Nacional de Arte e da Fundação Biblioteca Nacional. Foram quatro bolsas concedidas para a região Nordeste e o projeto piauiense foi aprovado em primeiro lugar, entre mais de 600 inscritos.


Fábio Christian explica que o espetáculo, que tem uma hora de duração, tem como base textos de poetas direcionados ao público infantil, de autoria de escritores brasileiros. Entre eles, Mário Quintana, Cecília Meirelles, Manoel de Barros, Roseanna Murray, Vinícius de Moraes e Chico Buarque.


"O espetáculo foi concebido com a ideia de que nós precisávamos acionar a criança a abrir um livro no colo. Mais do que falar sobre o quão importante é a literatura, mas quase de transformar o livro num brinquedo. As obras foram adaptadas", afirma.


Dois atores, em cena, são os responsáveis por despertar essa atitude no público, basicamente formado por crianças de escolas públicas. Um dos personagens é um samurai, o detentor do livro. "Pensei num samurai porque ele, além das tradições milenares e da fantasia no imaginário infantil, representa o poder de transformação através da leitura. O livro á a arma do samurai do circo", conta Fábio.


O outro personagem chama-se Mc Hercules. "Trata-se de uma referência tanto ao repente quanto aos cantadores de RAP. Eles constroem seus universos através da força da palavra e da poesia", descreve.


Cada criança que senta na plateia recebe um livro de presente. Esses livros foram conseguidos através de doações. E o resultado é o despertar do que pode mudar a realidade da vida das crianças.  

Além do espetáculo e da distribuição dos livros, a equipe ministra oficinas para capacitar os professores locais. "É um trabalho que chamo de multiplicação de conhecimento. No caso do circo, um conhecimento lúdico e subjetivo, que não é considerado dentro do nosso sistema arcaico e antiquado de educar nossas crianças. Tem sido um grande desafio!", ressalta.


O grupo está em viagem com o espetáculo por quatro municípios de Goiás (GO). Atualmente, o Circo da Palavras está na cidade de Cavalcante, onde foram distribuídos 230 livros.


Ainda segundo Fábio, a equipe pretende trazer o projeto para o Piauí, mas depende de parceria com prefeituras e governo do Estado. "Notamos que é absolutamente necessário a parceria entre o projeto e instituições educacionais como secretarias de cultura e educação, que é como temos feito aqui", declara.

Leilane Nunes
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais