Cidadeverde.com

Mutirão do Ceir atenderá 175 pacientes neste sábado (21)

Imprimir
Neste sábado (21), Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência, o Centro Integrado de Reabilitação (Ceir), realizará um mutirão para o atendimento de 175 pacientes. Estão agendadas tanto consultas médicas, como terapias, contando com a participação de praticamente toda a equipe multiprofissional do Centro.

Os atendimentos do mutirão vão acontecer entre 8h e 12h, na sede do Ceir, na zona Sul de Teresina. De acordo com a coordenadora do Setor de Arquivo Médico e Estatística do Ceir, Bruna Lustosa, o objetivo do mutirão é dar celeridade aos atendimentos.

Números do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) coletados durante o Censo de 2010 mostram que, no Piauí, 860.430 pessoas (27,59% da população) têm algum tipo de deficiência. Com uma demanda que cresce a cada ano, o Ceir é o único centro a trabalhar a reabilitação de pessoas com deficiência física ou motora através do Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o Estado.

“Aqui, trabalhamos as pessoas com deficiência como detentoras de direitos e nos alegramos em comemorar junto com as famílias a reabilitação, que contribui para a inserção deste paciente na sociedade”, afirma Benjamim Pessoa Vale, presidente voluntário da Associação Reabilitar, entidade sem fins lucrativos que administra o Ceir desde a sua fundação, em 2008.

Adriano Coelho, 27 anos, é um dos beneficiados com esse trabalho. Vítima de um acidente de trânsito ocorrido em 2011, ele teve que amputar parte da perna esquerda e, agora, se prepara no Ceir para receber uma prótese. "Estou com esperanças de conseguir retomar meu emprego a partir de agora. É difícil porque nem mesmo a cidade está preparada para receber um deficiente", desabafa Adriano, que antes do acidente atuava como açougueiro.

Ao longo de cinco anos de funcionamento, o Ceir já realizou em torno de 483 mil atendimentos. Em média, são 1.500 pessoas beneficiadas com o trabalho a cada mês. Somente entre janeiro e julho de 2013, já foram mais de 91 mil atendimento realizados. Além do SUS, o Governo Estadual também ajuda a manter a instituição.

Da Redação

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais