Cidadeverde.com

Cabos ecológicos garantirão segurança na rede elétrica do Piauí

Imprimir
A Eletrobras Distribuição Piauí iniciou a substituição dos cabos que compõem a sua rede de média e baixa tensão. Os alimentadores que partem da subestação Renascença, zona sudeste de Teresina, estão utilizando “cabos ecológicos” em alta e baixa tensões, assim conhecidos por evitarem a poda mais intensa ou a retirada de árvores próximas à rede elétrica.

Nos quatro alimentadores da subestação Renascença — linhas que saem da subestação em tensão 13,8 kV — estão sendo utilizados cabos protegidos na alta tensão, ou seja, diferentes dos convencionais fios nus, para impedir o desligamentos da energia elétrica quando houver toque de objetos estranhos na rede, como galhos de árvores. Outra vantagem é que, em caso de rompimento do cabo, o risco de acidente por choque elétrico é minimizado.
 
No zona Sudeste de Teresina estão sendo trocados 15,4 km de rede, que beneficiarão os bairros: Renascença, Parque Ideal, Itararé e Novo Horizonte. Na região sul da capital, o trabalho vai atingir 8,4 Km de rede, nos bairros Parque Piauí, Distrito Industrial, Santo Antonio e Santa Cruz. O investimento da Distribuidora para a substituição da rede de média tensão é de R$ 2 milhões.
 
Segundo o gerente do Departamento de Engenharia e Obras de Rede de Distribuição da Eletrobras, Thiago Maciel, esses cabos são os mais adequado para o clima de Teresina. “Os cabos protegidos são redes em alumínio cobertos com polietileno reticulado, um tipo de polímero que suporta temperaturas em regime permanente de até 90º C. Esta cobertura reduz a fuga de corrente em casos de contato acidental do cabo com objetos aterrados e também diminui o espaçamento entre os condutores”, explica o engenheiro.
 
Nas redes de baixa tensão, a tecnologia utilizada é a multiplexada, uma estrutura protegida por extensões de borracha que revestem e isolam os cabos eletrificados. A substituição pelos cabos multiplexados traz um número considerável de benefícios, tanto para a distribuidora de energia quanto para a população em geral, que além de apresentar o benefício ecológico da anterior, diminui os desligamentos imprevistos e os programados para manutenção na rede, pois é totalmente isolada, possui resistência muito maior, além de permitir que a rede fique mais distante do solo.

Os cabos multiplexados vêm sendo usados pela empresa no interior do Piauí e em obras do Programa Luz para Todos.

“A orientação é que, daqui para frente, em todas as obras da Eletrobras Distribuição Piauí sejam utilizadas essas novas tecnologias”, afirma o diretor de Operação, Marcelino da Cunha Machado Neto.


Da Redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais