Cidadeverde.com

Comandante da PM dá dicas de segurança ao usar caixa eletrônico

Imprimir
O comandante de policiamento da capital, coronel Alberto Menezes, deu dicas, durante o Jornal do Piauí, sobre a forma correta de agir quando precisar usar caixas eletrônicos. Intensificaram-se, em Teresina, os crimes de saidinha de banco e sequestro relâmpago. Por isso a preocupação em orientar as pessoas sobre a melhor forma de agir.

De acordo com o coronel, a maioria das vítimas são mulheres. Os bandidos aproveitam, principalmente as mulheres que frequentam caixas eletrônicos com vidros transparentes, em que é visível a movimentação do cliente contando dinheiro.

A vítima é abordada no momento em que sai do caixa e tenta entrar no carro. O alvo é a bolsa. Se a vítima é abordada quando já está com a porta do carro aberta, ela deve se afastar e entregar a chave do carro ao bandido para que ele leve apenas o carro. "Se a pessoa já está dentro do carro, deve levantar as mãos e mostrar aos bandidos. Além disso, em todos os movimentos a pessoa tem que informar o que vai fazer. A maioria dos bandidos está cometendo esse crime pela primeira vez e também não sabe o que fazer. Quando se deixa a bolsa no banco de trás, isso desperta os bandidos. O local correto para deixar a bolsa é o porta-mala traseiro", explicou o coronel.

Outra ação comum é a ação de falsos flanelinhas. Segundo a polícia, eles agem em duplas. Quando a pessoa estaciona o carro e sai, um dos falsos flanelinhas aborda a pessoa e mantém uma conversa para distrair a vítima enquanto o outro abre uma das portas do lado oposto ao do motorista, sem que ninguém perceba. 

"A pessoa aperta o alarme e não percebe se travou ou não as portas. A vítima sai sem perceber nada e os bandidos voltam para roubar o carro", afirma o coronel.

Leilane Nunes
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais