Cidadeverde.com

Semec pede reforço da capacidade energética para climatizar escolas

Imprimir
A prefeitura de Teresina irá contratar uma empresa de energia elétrica para fazer um estudo da carga elétrica que é destinada nas proximidades das escolas da rede pública municipal. O estudo é necessário para que o executivo municipal possa solicitar reforço energético nas escolas.

O anúncio foi feito pelo secretário municipal de Educação, Kléber Montezuma. Segundo ele, a licitação para a contratação da empresa que fará o estudo está em fase de andamento. “Tem muitas escolas que sofrem com o problema de energia. Isso prejudica os alunos, já que muitas vezes não há possibilidade de acontecer as aulas por falta de energia”, comentou.

Após o estudo, a Prefeitura irá adquirir aparelhos de ar condicionado para climatizar as escolas. De acordo com o secretário, a Prefeitura já adquiriu aparelhos para várias escolas, mas alguns deles estão impossibilitados de funcionar por conta da constante falta de energia. “Não é só colocar os aparelhos, precisa ter energia para que eles funcionem. Tem escolas que tem os aparelhos instalados, mas devido a instabilidade na energia, eles estão impossibilitados de funcionar. Em outras escolas, a Diretoria faz um revezamento: em determinado horário liga os aparelhos de algumas salas e em outro, o das outras salas. Porque se ligar em todas simultaneamente, há uma apagão, porque a energia não suporta a carga solicitada”, explicou o secretário.

Kléber Montezuma cita o caso do Escolão do Parque Piauí. “Lá tem aparelhos de ar condicionado, mas não podem ser ligados devido a problemas energéticos”, completa. O secretário lembrou que a Prefeitura irá implantar ainda poços tubulares e cisternas em cerca de 60 escolas que sofrem com problemas no abastecimento de água. “Temos que fazer isso para garantir que as escolas possam funcionar regulamente, com água e energia”, frisou.

Da Redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais