Cidadeverde.com

Samuzinho de Teresina vai conscientizar sobre riscos dos trotes

Imprimir
As 50 crianças que fazem parte do projeto Samuzinho, implantado nesta terça-feira (1º) em Teresina, participaram de atividades de formação para realizarem ações de cidadania e contribuir com a formação de pessoas para o uso correto do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) pelo telefone 192. Um dos enfoques do treinamento foi com orientações sobre o trote.


Em Teresina existe uma lei para punir quem prática esse tipo de ato, sancionada em março deste ano, a Lei n° 4.377 prevê o pagamento de multa de R$ 500,00 pelos assinantes ou responsáveis pela linha telefônica que originou o trote, com pagamento em dobro em caso de reincidência. No caso de ligação telefônica originária de telefone público haverá punição quando existir a devida identificação do responsável. 


É considerado trote quando a ambulância é enviada ao local onde supostamente haveria necessidade de atendimento. Dados do Samu revelam que em junho foram  11 ocorrências, em julho 30 ocorrências e em agosto  14 casos de trotes.

Gustavo Henrique da Silva, 9 anos, participa do projeto Samuzinho, e está com muitas informações para ensinar aos colegas.  “Vou orientar todas as pessoas para não passarem trotes porque o Samu Salva vidas e não pode ser usado para brincadeiras”, diz.

A coordenadora do Samu, Helsimone Alves Rodrigues, informa que ainda este mês iniciam as ações do projeto com orientações em escolas. “As crianças serão multiplicadoras de ações que visam evitar o trote, a prevenção de acidentes e estão capacitadas para algumas ações de primeiros socorros”, destaca.

O Samu de Teresina completou 9 anos de existência dia 24 último, e segundo a coordenadora, necessitava de um projeto de formação como o Samuzinho que é coordenado pelo Núcleo de Educação em Emergência do Samu.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais