Cidadeverde.com

TRE-PI reprova contas do PPS e suspende fundo partidário

Imprimir
O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) decidiu reprovar a prestação de contas de 2011 do Partido Popular Socialista (PPS). Com a decisão, a sigla foi punida a ficar seis meses sem receber as cotas do fundo partidário. 

De acordo com o TRE-PI, a prestação de contas tem emissão de notas fiscais com mais de um ano após a data de efetivação da despesa. Além disso, despesas teriam sido feiras sem a emissão de cheque nominal específico para cada gasto. 

O relator da prestação de contas, doutor João Gabriel Furtado Batista, apontou que as possíveis irregularidades superam 69% dos recursos arrecadados e "comprometem a confiabilidade das contas". Os juízes do TRE-PI seguiram com o relator e votaram pela reprovação por unanimidade.

Em julho, o PSC, do ex-senador Francisco de Assis Moraes Souza, o Mão Santa, também foi punido com seis meses sem fundo partidário por falhas nas contas de 2011 e das eleições de 2012. Irregularidades no pleito do ano passado também levaram a mesma pena o PDT e PRTB.

Em setembro, foi a vez do PT ter as contas do exercício de 2011 reprovadas. A sigla já recorreu da decisão. 

Fábio Lima
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais