Cidadeverde.com

Sindepol entra com ação para volta de delegado após transferência

Imprimir
O Sindicato dos Delegados da Polícia Civil (Sindepol) irá entrar com um mandado de segurança para fazer com que o delegado Jorge Cley Martins Vieira, que foi transferido do 25º Distrito Policial (Anita Ferraz), retorne à delegacia. 

De acordo com a presidente da entidade, Andrea Magalhães, a medida foi uma resposta do delegado geral, James Guerra, aos titulares dos distritos que se recusam a receber presos desde o final de semana. 


“Nós estamos agindo dentro da lei, nenhuma delegacia deve custodiar presos. Ninguém vai deixar de ser preso, mas a situação é insustentável. Estamos com 103 pessoas detidas no 21º (Vila Irmã Dulce), 23º (Cacimba Velha), 25º (Anita Ferraz), Polinter e Central de Flagrantes e a qualquer momento pode acontecer uma tragédia”, alerta. 

A delegada reclama que a Secretaria de Justiça não toma providências para disponibilizar mais vagas no sistema prisional. 

“A Sejus disse que tem capacidade para absorver 25 presos por semana, mas nós prendemos 70. A transferência do delegado foi sem motivação, nós sabemos que foi uma retaliação, além disso, existe a Lei 12.830 que diz que nenhum delegado pode ser transferido sem despacho fundamentado, por isso vamos requerer que Jorge Cley retorne para a delegacia original”, declarou a presidente do Sindepol. 

Entenda o caso

Na última sexta-feira(04), os delegados dos distritos que recebem presos se reuniram com o sindicato e decidiram não receber mais presos nos distritos. Um dia depois, a delegacia geral transferiu o delegado do 25º DP para o 8º Distrito (Dirceu) sem motivo aparente, segundo o Sindepol, pela Lei 12.830. 

“Não é uma questão pessoal contra o James Guerra, queremos é que a Secretaria de Justiça faça alguma coisa porque é contra lei termos presos nas delegacias, mas garantimos à população que vamos continuar fazendo nosso trabalho prendendo criminosos”, destacou Andrea Magalhães.    

Matéria relacionada:


Flash de Carlos Lustosa
Redação Caroline Oliveira
                       
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais