Cidadeverde.com

Museu do Piauí prepara semana especial sobre Odilon Nunes

Imprimir
Nessa semana, de 8 a 10 de outubro, foi aberto exercício comemorativo ao aniversário do historiador Odilon Nunes, natural de Amarante, nascido em 10 de outubro de 1899. O evento tem sede no Museu do Piauí – Casa de Odilon Nunes. 


Durante os dias, neste mês, de ações na Casa de Cultura, mantida pelo Governo do Estado, através da Fundac, as visitações agendadas e livres tematizam Odilon Nunes, Semana da Criança e Moda. Na tarde do dia 10 de outubro, aniversário do intelectual, a partir das 14h, haverá uma aula temática direcionada a vida e história do pesquisador aniversariante. E, às 15h30, apresentação do grupo musical infanto juvenil, Banda Pindorama.

O Museu do Piauí também concorre para a Semana da Criança com a Exposição “Contos e Encantos” que reúne 23 artistas mirins, representados em resultados de pinturas em guache e acrílico, produzidos em oficinas de leituras e apreensão a partir de livros infantis paradidáticos, tirados do baú de fábulas e histórias da cultura social. A Exposição “Contos e Encantos” apresenta novos artistas visuais, da faixa etária de 2 a 10 anos de idade, e muita expressão definida ao mundo infantil.


O projeto da oficina de artes visuais concretizado é “um chamamento para que possamos, junto coma imaginação, não apenas visitar mundos, mas para reaprendermos a inventá-lo livremente. Rememorar nosso tempo de infância em que tudo parecia mágico e que para viajar, bastava abrir um livro e saborear uma boa história”, conforme garante a Curadoria do Programa Educativo do Museu do Piauí.

Os trabalhos, muito cheios de liberdade, apresentam destaque para “O Rio” (Helena Pacheco, 2 anos); “Carroça” (Joãos Luis Alves, 2 anos); “Pônei Mágico” (Cibele Ferreira, 10 anos); “Por do sol” (Yasmin Sousa, 9 anos); “A Floresta” (Nicole Oliveira, 5 anos); “Natureza” (Kaio Ênio Anchieta, 5 anos); “Branca de Neve”, em duas versões, uma de Sônia Maria Andrade, 7 anos, e outra de Carlos Loiola, 5 anos. “O Castelo” (Angelina Brandão, 4 anos); “O Cavaleiro do Nordeste” (Luiz Felipe Coelho, 10 anos) e “O Dinossauro” (Arthur Brandão, 7 anos) também compõem boas e criativas pinceladas.

A outra Exposição temporária, aberta no Museu do Piauí, e que fica até dia 23 de outubro, traz o tema moda. Numa parceria do Museu com a Faculdade Maurício de Nassau, a Exposição apresenta “Os novos talentos do Design no Piauí”. Uma cronologia da Moda com a participação de bonecas Barbie, ilustrações e trabalhos autorais de alunos do curso de Design da Faculdade.

Há cuidadoso trabalho no material exposto. Um estudo detalhado sobre o figurino da personagem central do filme “Cisne Negro”. Álbum com croquis, pesquisa de material utilizado e resultados obtidos, num descritivo detido e figurino exposto, propriamente. Também é apresentado estudo temático de épocas e personagens da história mundial, cinema, quadrinhos e fábulas, por base de sobreposição de ilustração, fotografia, desenho e pintura.

O tema Ilustrações, a partir da disciplina Desenho, demonstra anatomias humanas expostas e protótipos de roupas em corpos, no traço técnico que fundamentaria, segundo os alunos, o processo criativo do Design. Já os croquis de figurinos “presos”, em gaiolas de pássaros, demonstram no tema Criatividade, a metáfora da “necessidade de libertação das emoções pela criatividade, que é o combustível dos designers (...) seres articulados que se dedicam a imaginar um mundo mais belo, confortável e feliz”.

A Exposição de Roupas – Bonecas Barbie, uma boa surpresa que percorre décadas, épocas e estilos da forma de vestir-se das sociedades modernas representadas. Nos anos de 1820 a 1840, época do Romantismo, os vestidos femininos na altura do tornozelo e enormes mangas presunto. Formas cônicas e várias anáguas completavam a moda usual. Os homens vestiam o estilo Dandy.

Entre 1790 a 1910, as Barbies vestem a influência da Belle Èpoque. A silhueta da mulher registrada em “S”, ampulheta. No histórico, a consolidação dos poderes sócio econômicos da Revolução Industrial e a Arte Noveau determinam influências. A pesquisa defende que ao homem foi mantida a sobriedade da roupa e o colarinho alto de linho, impecavelmente engomado.

Anos 20, da emancipação feminina, estilo “a la garçone”, cabelos curtos, chapéu “cloche”. A Arte Cubista e a Déco influenciaram o comportamento. Chanel com cardigãs, twin-set e tailleurs de cores sóbrias. Vionet aplicou roupas franjadas em assimetrias e pontas de tecidos bordados e sobreposições de peças. Anos 30 a influência do cinema hollywoodiano tomou a frente e se estabeleceu e, nos anos 40, o Neoclassicismo foi o forte das estações da moda consumida, conta a Exposição.

Para as bonecas vestidas a rigor, não poderiam faltar os modelos de noiva. Belos vestidos tradicionais e bons exemplos dos sonhos de toda mulher também estão bem representados na Exposição sobre moda e épocas.

Envolvidos na Exposição “Os novos talentos do Design no Piauí”, cronologia da Moda com Barbies, Ilustrações e trabalhos autorais, os alunos Levy Eliezer, Ana Laís Castro, Adélia, Moyses Bueno e Juliana Aguiar. Também contam na realização da exposição, Wildete Castro, a organizadora e professora de designe de moda, Aliana Aires que materializou o evento, a partir de proposta idealizada pela coordenadora do curso, Maria Luíza Farias.

“Contos e Encantos” e “Os novos talentos do Design no Piauí”, em exposição no Museu do Piauí – Casa de Odilon Nunes, só até dia 23 de outubro, para visitação e apreciação da arte pictórica infantil e registros da moda e comportamento que povoaram a civilização que se tem em história e memória sócio cultural.

Visitas, de terça a sexta feira, no horário das 8h às 17h. Aos sábado e domingo, das 8h ao meio dia. Informações: 3221 6027 e 9482 6661, com a Diretora do Museu, Dora Medeiros.

Da Redação 
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais