Cidadeverde.com

Adapi apreende 4 mil bananas do Maranhão na Ceapi em Teresina

Imprimir
Funcionários da Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi) apreenderam na Central de Abastecimento do Piauí (Ceapi) 1.500 quilos de bananas originadas de Pedreiras no Maranhão, estado que está infestado pela praga Sigatoka Negra, um fungo que atinge a plantação de bananas. Foram apreendidas cerca de quatro mil unidades que estão proibidas para comercialização no Piauí. 


De acordo com o agrônomo Francisco de Assis Filho, da Adapi, o fungo ataca a plantação, mas não prejudica o consumo da fruta.

“Com relação ao ser humano consumir não tem problema nenhum, a doença fungica prejudica a plantação e como tem foco no município de Imperatriz-Ma e na região circunvizinha, a norma disciplina que estado detentor da praga não pode exportar para o estado livre, como é o caso do Piauí”, destacou o agrônomo. 

A apreensão é uma medida de prevenção, já que o Piauí possui 2.200 hectares, inclusive tendo os platôs de Guadalupe como exportador. “A praga chegando no perímetro irrigado inviabiliza a cultura e por isso temos que mantê-lo intacto”, afirmou Francisco de Assis Filho. 

Ele revelou ainda que o Piauí é o único estado do Brasil a ser livre da ação de outra praga – o moco da bananeira. 

As bananas serão doadas para entidades de caridades como: creches, abrigos de idosos e outras. 



Caroline Oliveira

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais