Cidadeverde.com

Firmino propõe dividir a cidade com Agespisa em novo projeto

Imprimir
O prefeito de Teresina Firmino Filho anunciou em entrevista ao Notícia da Manhã desta segunda-feira (14), que apresentou um novo projeto de subdelegação da Agespisa e ao governo do Estado. Segundo Firmino, a cidade será dividida em duas áreas e será criada a Companhia Municipal de Água e Esgotos, para administrar.

Pericles Mendel/CidadeVerde.com

"Dividiremos Teresina na área Entre Rios e a área Além Poti. A Agespisa cuida da área Entre Rios e a prefeitura assume o que vem depois do rio Poti, que engloba a grande Santa Maria da Codipi, Socopo, zona Leste e zona Sudeste. É a área que dá mais trabalho e a prefeitura se dispõe a recebe-los. É uma forma de atacar o problema por partes. Ele não desaparece", explicou o prefeito.


A proposta foi apresentada informalmente ao governador Wilson Martins e deverá ser formalizada. "A proposta foi bem recebida e é fundamental para resolver a questão da água. Não podemos resolver esse problema sem a Agespisa", pontuou o prefeito.

Política
O prefeito comentou durante a entrevista sobre o novo cenário político que começa a se formar para as Eleições 2014, segundo ele as mudanças rápidas de cenário devem pontuar a configuração da campanha.

"Nós não teremos uma eleição muito polarizada. Teremos três candidatos e temos que ter muito cuidado com esse período. Vai ser uma eleição muito diferente, bem mais disputada. Uma boa oportunidade para discutir os problemas que devem ser enfrentados pela sociedade.", afirmou Firmino.


Apesar de serem partidos rivais na eleição a nível nacional, no Piauí o PSB tem participação na prefeitura de Firmino Filho (PSDB). O prefeito enfatizou na entrevista que o superintendente da Secretaria de Desenvolvimento Rural foi indicação do partido e que tem sido um papel bem desempenhado.

"PSB é um partido importante na Câmara e não estava tendo na nossa administração o espaço que deveria ter.", esclareceu o gestor.

Firmino também negou que esteja havendo  conversas no intuito de tornar os parlamentares do SDD (Partido Solidariedade), como frente do prefeito na Câmara. "Não existe nenhum tipo de conversa sobre isso. Não fizemos nenhuma conversa formal com o solidariedade depois da sua formação", acrescentou.

Aeroporto

Firmino Filho, falou acerca das obras para reforma do aeroporto Petrônio Portela. Segundo o gestor não é intenção da prefeitura desfazer a vida comunitária que se estabeleceu ao rledor do local, mas serão necessária sdesapropriações para que haja a ampliação no atendimento.

"Ou se faz a reforma com desapropriação ou não ampliamos o aeroporto. A cidade tinha que decidir entre a reforma ou não. A prefeitura escolheu nesse sentido um cenário com a menor quantidade possível de desapropriações"garantiu Firmino.

Mobilidade
O prefeito falou ainda sobre as obras de mobilidade que estão em andamento no município, como é o caso do túnel no canteiro da avenida Frei Serafim. Firmino garantiu que a obra está sendo pensada em duas fases e que após o estudo do solo, agora começa a captação de recursos junto ao Governo Federal.

"Os valores orçam em torno de R$ 600 milhões, a obra está sendo pensada nessas duas fases. Os estudos do solo estão sendo realizados nessa semana e com o projeto finalizados iremos ao Ministério das Cidades. O senador Ciro Nogueira já nos levou até lá e demonstrou a iniciativa em apoiar o projeto. A licitação já está sendo tocada e o edital deve ser concluído até o mês de novembro", concluiu o gestor.


Rayldo Pereira
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais