Cidadeverde.com

Servidora que faz greve de fome passa mal e SAMU é acionado

Imprimir
A servidora do Detran, Maria Cecília Vieira Cardoso, 61  anos, que faz greve de fome há cinco dias, passou mal na manhã desta segunda-feira (14) e foi atendida por equipe do Samu. A família e amigos tentam convencê-la a desistir da greve. A Funcionário reivindica que o governador Wilson Martins (PSB) receba uma comissão do Sindicato dos Funcionários do Detran.

Foto: Yala Sena/ Cidadeverde.com

Uma ambulância do SAMU esteve no local para levá-la para atendimento médico. Familiares e amigos da servidora também estão no local. Há uma grande comoção com pessoas chorando e outras protestando.


Cecília afirmou que só irá acabar o protesto quando o governador Wilson Martins receber uma comissão para tratar da modificação do Plano de Cargos, Carreira e Salários (PCCS), dos servidores do Detran.


Outra servidora, Antonia Riotinto, explicou que há um rodízio de solidariedade entre os funcionários para acompanhar a manifestante.

A vereadora Teresa Britto (PV) esteve no Detran, conversou com servidores e levou uma comissão ao Palácio de Karnak para agendar uma reunião o quanto antes, visto que a servidora Cecilia Cardoso recusa, inclusive, beber água. "Todo gestor público tem que ter, acima de tudo, sensibilidade social. O governador precisa resolver esse problema urgentemente", afirmou a vereadora.


Os servidores do Detran iniciaram um movimento grevista no dia 27 de setembro, com apenas 30% em funcionamento, mas no dia 28 o desembargador  Fernando Mendes decretou a ilegalidade da greve. Os servidores estão sub-júdice. 


Samu
Um enfermeiro do Samu, que atendeu Maria Cecília, informou que ela está desidratada e não pode levá-la ao hospital sem seu consentimento. A servidora diz que só interromperá o protesto quando uma comissão dos servidores for recebida no Palácio de Karnak. 


Cecília, que está fazendo greve de fome em frente ao prédio do Detran desde sexta-feira, está debilitada e passou da posição de sentada para deitada. Ela não come e apenas bebe água. 

A sobrinha da servidora, Maria Teresa Cardoso de Melo, diz que a família está apreensiva e preocupada. “Desde quinta-feira tentamos fazer com que ela desista da greve de fome, mas ela está irredutível”, pontuou. 


O major Adriano de Lucena, comandante do CIPtran, tentou convencer Cecília a sair da greve de fome afirmando que ela tinha conseguido chamar a atenção e que uma comissão será recebida pelo Palácio de Karnak. 


Iêda Maria Dantas Sales, vice-presidente do Sindicato dos Servidores do Detran, confirmou que há uma comissão tentando audiência com o governador. Os trabalhadores querem a modificação no plano de cargos, carreiras e salários. “O texto que foi aprovado atualmente, só atinge 30% dos 401 servidores do órgão. Não faz sentido um plano que discrimina 70% dos trabalhadores. Queremos que a Cecília desista da greve de fome”, pontua. 



Flash de Yala Sena
Rayldo Pereira (Da Redação)

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais