Cidadeverde.com

Funasa seleciona projetos sobre soluções técnicas sustentáveis

Imprimir
Instituições de Ensino Superior, entidades de pesquisas e empresas públicas, que executem atividades de pesquisa em ciência poderão pleitear financiamento da Fundação Nacional de Saúde – Funasa. O Ministério da Saúde, através da Fundação, está selecionando projetos de pesquisa contendo soluções técnicas sustentáveis, que futuramente podem vir a ser adotadas pela entidade.

 
Os projetos apresentados pelas instituições, conforme o Edital de Chamamento Público Nº 2/2013, após aprovação, serão financiados pela Funasa, tendo como limite mínimo o valor de R$ 100.000,00 (cem mil reais). O prazo para a inscrição dos trabalhos encerra no próximo dia 24 de outubro.
 
De acordo com o diretor nacional do Departamento de Saúde Ambiental do órgão, engenheiro Henrique Pires, o edital busca estimular o surgimento de novas tecnologias e maneiras de atuar em  saúde e saneamento ambiental. “O Ministério da Saúde mais uma vez demonstra interesse em investir em soluções definitivas em relação à promoção da saúde da população. As parcerias com outras entidades são bem-vindas. Esse edital proporciona a oportunidade de desenvolvimento de estratégias que podem vir a integrar o quadro de ações da Fundação”, explica o diretor.
 
As propostas serão analisadas e julgadas pelo Comitê Científico da Funasa, que poderá contar com a colaboração de outras Instituições. De acordo com a entidade, o edital receberá projetos relacionados a quatro áreas principais, que são a qualidade da água para consumo humano, remediação ambiental, promoção da saúde e saneamento básico.
 
Com a abertura do edital, a Funasa busca soluções inovadoras nas áreas de distribuição de água potável em situações de emergência (secas ou estiagens) e implantação de melhorias sanitárias, por exemplo. Além disso, os projetos podem apresentar novas tecnologias sociais em educação em saúde ambiental. 
 
No ano de 2012, seis entidades foram selecionadas para desenvolver nove projetos de pesquisa. As instituições aprovadas pelo edital do ano passado foram o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia do Acre – IFAC, Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz, Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, Universidade Federal de Grande Dourados – UFGD, Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, e Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR.

Da Redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais