Cidadeverde.com

Deputada denuncia desmatamento ilegal na cidade de União

Imprimir
A deputada Flora Izabel (PT) informou durante discurso na Assembleia Legislativa nesta quarta-feira (23) que o Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município de União apresentou denúncias que considera grave referente ao explicito desmatamento ilegal e o uso "proposital" de veneno para impedir o acesso dos animais nas áreas de plantio de cana de açúcar na região.

A parlamentar explicou que o desmatamento está acontecendo em localidades de Aroeira, soledade, Santa Rita I, II, III além de Barra dos Cágados, locais em processo de desapropriação para reforma agrária. Já o desmatamento para a expansão do cultivo da cana de açúcar ocorre na Fazenda Califórnia, São Bento, Fazenda Chaparral, Soares, São João, São Bernardo, São Benedito, São Bento e Várzea.

Visando sanar o problema que afeta a população do município de União, a deputada informou que conversou pessoalmente com o secretário Estadual de Meio Ambiente do Piauí, Dalton Macambira, e técnicos do órgão, na última terça-feira (22), para denunciar o desmatamento ilegal que está prejudicando os riachos Raiz, Caranguejo, dos Cavalos e a Lagoa das Melancia, que por sua vez está implicando na extração da cera de carnaúba, potencial econômico daquela região. "O secretário já determinou a fiscalização em áreas desmatadas e onde houver desmatamento sem licença, os responsáveis serão punidos; e haverá a abertura dos processos legais contra os infratores ambientais", assegurou Flora Izabel.

Destacando ainda uma audiência pública marcada para esta quinta-feira (24) na Câmara Municipal de União para discutir o que qualificou como "problemática ambiental", Flora ressaltou que procurou o secretário de segurança do Piauí, a Procuradoria Geral de Justiça do Estado e o Ministério Público para atuarem no sentido de inibir a conduta que julga criminosa no interior do Piauí.

Da Editoria de Cidades
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais