Cidadeverde.com

Estudante posta foto do Enem no Facebook e Inep investiga

Imprimir
Uma candidata que fazia prova do Enem em Teresina postou foto do cartão de respostas em sua página no Facebook. A postagem ocorreu por volta das 13h deste primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio. 

Reprodução/Facebook

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, a candidata poderá ser eliminada. A assessoria do órgão declarou que não sabia informar se a candidata piauiense está incluída nos 21 candidatos já eliminados por postarem fotos nas redes sociais.

A assessoria faz questão de ressaltar que o edital do Enem é claro sobre as restrições de uso de equipamentos eletrônicos, como celulares, tabletes, câmeras e sobre a postagem de fotos relativas às provas e aos locais de aplicação durante a realização do exame.

Outras postagens

Em outro Estado, uma jovem postou uma foto do cartão-resposta do teste em sua conta na rede Instagram assim que os portões das instituições foram fechados. “Boa sorte pra mim e para quem vai fazer #enem#sorte”, escreveu a garota na legenda da imagem.

Em menos de uma hora, a foto recebeu mais de 3 mil opções 'curtir' e 20 comentários de jovens que criticaram a iniciativa. Segundo o edital do exame, a divulgação de imagens do gabarito durante a aplicação dos testes é proibida.

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, confirmou ontem que a pasta faria um monitoramento nas redes sociais para acompanhar o comportamento de estudantes que postarem fotos da própria prova durante a aplicação.

O ministro comparou o monitoramento nas redes sociais aos escândalos de espionagem do governo dos Estados Unidos, afirmando que o trabalho do MEC "não é tão eficiente" quanto o do governo Barack Obama, mas "é bom".

Prova

O Enem 2013 será realizado neste sábado (26) e domingo (27), a partir das 12h  no Piauí, que não foi incluído no horário de verão. O exame é formado por uma redação e quatro provas objetivas, contendo cada uma 45 questões de múltipla escolha.

No segundo dia, serão realizadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática e suas tecnologias, com duração de cinco horas e meia.



Confira a cobertura completa


Flash de Yala Sena
Redação de Leilane Nunes
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais