Cidadeverde.com

Fundadores da APCDEP presentes na reestruturação

Imprimir
Continuamos o nosso trabalho para que a Imprensa Esportiva do Estado do Piauí tenha uma entidade que possa restabelecer a honra e a credibilidade da classe. No momento o Dr. Antônio Wilson soares Sousa, advogado conselheiro da OAB e vice-presidente do Tribunal de Justiça Desportiva, é o interventor, nomeado pela Quinta Vara Cívil de Teresina. 

Mesmo sem receber a documentação da APCDEP, o Interventor está dando andamento ao processo de eleição. Para tanto, está sendo formado um Colégio Eleitoral, seguindo o que acontece nas entidades estaduais. Após a eleição, a Assembleia Geral vai ser convocada para tomar as providências cabíveis na forma da lei e através de uma auditoria especializada.

Estamos buscando reaglutinar em torno da APCDEP figuras de brilhante atuação na imprensa esportiva do Piauí, eventualmente afastados, em grande parte por causa da lamentável situação em que se encontra a nossa entidade, dominada há praticamente 18 anos por um grupo que passou a usá-la em benefício próprio. 


Entre os poucos fundadores, três seguem morando em Teresina e desempenhando suas atividades. Pedro Mendes Ribeiro (na foto em reunião do Torneio Intermunicipal) foi o idealizador e o comandante da fundação da APCDEP em 19.09.1960, e o fez inspirado na associação da imprensa esportiva cearense. Carlos Said é outro fundador e o primeiro Presidente. 


O advogado Luiz Gonzaga Soares Viana, na época integrante da equipe do jornal Folha da Manhã, é outro membro  da diretoria fundadora. Atualmente um dos mais notáveis advogados do Estado do Piauí, o Dr. Viana (foto) nos recebeu em seu escritório de trabalho e relembrou o entusiasmo que tomou conta dos cronistas esportivos do Piauí quando da criação de sua entidade.


Carlos Sai fez um belo comentário na TV Cidade Verde e na Rádio Pioneira sobre os tempos em que a APCDEP era uma entidade respeitada no Estado do Piauí e afirmou que "os homens de bem do nosso esporte devem trabalhar duro por sua recuperação".

Pedro Mendes Ribeiro falou sobre a aquisição do terreno no bairro São Cristovão e o sucesso extraordinário que marcou as primeiras edições do Torneio Intermunicipal Piauiense de Futebol.

Olímpio Guilherme Batista Lustosa, já falecido, e J. Vieira, morando no Estado do Rio de Janeiro, foram outros fundadores da Associação dos Cronistas Desportivos do Estado do Piauí.

Os três fundadores que receberam a equipe do Cidadeverde.com - Carlos Said, Pedro Mendes Ribeiro e Luiz Gonzaga Soares Viana - assinaram seus formulários de recadastramento e estão prontos a contribuir, no que for possível, para a recriação da APCDEP, recuperação do seu patrimônio, e valorização da Imprensa Esportiva do Estado do Piauí.

Os outros ex-presidentes da APCDEP estão sendo convidados a formarem  um Conselho a ser criado para trabalhar ao lado da nova diretoria para que a Imprensa Esportiva Piauiense tenha condições morais e administrativas de lutar por causas justas em defesa do nosso esporte. Além de Carlos Said, primeiro Presidente, e Pedro Mendes Ribeiro, a APCDEP teve como Presidentes: Pedro Alcântara Carvalho do Nascimento, Walteres Arrais, Feitosa Costa, Garrincha e Salomão Viegas.


Dídimo de Castro
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais