Cidadeverde.com

Dr. Pessoa: “enfermeiros são melhores que médicos cubanos”

Imprimir
O Jornal do Piauí promoveu debate com os vereadores Dr. Pessoa (PSD) e Edilberto Borges, o Dudu (PT), sobre a polêmica recente do Programa Mais Médicos. O Conselho Regional de Medicina do Piauí cassou, nesta quarta-feira (30), o registro dos profissionais vindos de Cuba.

Fotos: Raoni Barbosa/Revista Cidade Verde

“Nunca fui contra a vinda dos médicos. Agora, queríamos a revalidação dos diplomas. Não conseguimos. Mas não abrimos mão das tutorias. Senão, vamos jogar médicos sem preparo para o atendimento. Serviços básicos como tirar pressão e receitar pomada, os enfermeiros tem capacidade para fazer isso. Não precisava a vida de médicos”, disse parlamentar do PSD.

No último fim de semana, mais 27 médicos vindos de Cuba desembarcaram no Piauí. Os profissionais passam por capacitação nesta semana para conhecer o perfil dos pacientes e as principais demandas de saúde. A previsão era de que eles já iniciassem os atendimentos a partir de 4 de novembro deste ano.


“Nesse casos, de atendimentos básicos, os enfermeiros são melhores que os médicos cubanos. De quebra, além de dar emprego aos brasileiros valorizaríamos os profissionais daqui, assim também como os técnicos de enfermagem, nutricionistas, fonoaudiólogos, fisioterapeutas. Também não teríamos tanta polêmica”, revela Dr. Pessoa.

O vereador petista Edilberto Borges, o Dudu, também participou do debate. Defendendo a presidente Dilma Rousseff, e o programa do Governo Federal, o parlamentar caracterizou a iniciativa como “ouvir o clamor social das ruas”.


“Existe o ideal e o real. Ideal era não trazer médicos, mas a realidade é que deve trazer. 80% dos médicos do Piauí estão em Teresina e ainda somos mal atendidos aqui. O programa teve coragem imensa. Tirou do CRM o poder de dar registro. Eles têm só que fiscalizar a atuação dos profissionais. A população brasileira é a favor do Mais Médico”, analisou Dudu.

Lívio Galeno
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais