Cidadeverde.com

No PI, 20 mil animais são perdidos na seca ou abate prematuro

Imprimir
No Estado, 20 mil animais foram perdidos no rebanho de janeiro a setembro deste ano. A maioria morreu devido à seca ou abate provocado pela estiagem. O dado foi confirmado nesta sexta-feira (1) pela Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi). De acordo com levantamento do IBGE, a seca já fez o Nordeste perder 4 milhões de animais.



Os animais mais sacrificados são gados, cavalos, jumentos e aves. Com a falta de chuvas, muitos municípios estão à beira do colapso.

A Defesa Civil do Piauí informou que mais dois municípios decretaram a situação de emergência: Logoinha do Piauí e Baixa Grande do Ribeiro. Com os dois, sobe para 210 as cidades em emergência, devido à seca. 


O diretor da unidade de Defesa Civil, Jerry Herber de Sousa Barbosa, informou que executou mais de R$29 milhões em ações que correspondem à Operação carro-pipa, construção de Sistemas Simplificado de Abastecimento de Água e Recuperação de Poços Pré-existentes.

“Aumentamos em mais de 50% a frota de carros-pipa desde fevereiro deste ano. Este aumento é para intensificar e atender os municípios que, historicamente, são os mais atingidos pela seca. A Secretaria vai continuar contratando carros-pipa à medida que for necessário para que não falte água potável para atendê-los”, afirmou o diretor de Unidade de Defesa Civil, Jerry Herber.

As operações de socorro aos atingidos têm sido mais concentradas no Semiárido piauiense, correspondente à região de São Raimundo Nonato, Paulistana, Simplício Mendes e Picos. Mas outras regiões também têm sido contempladas pela Defesa Civil como a região Norte (Campo Maior) e Extremo Sul (Curimatá, Cristalândia).

Segundo o diretor de Programas Especiais, Samuel de Oliveira, mais de 120 poços já foram perfurados e cerca de 270 poços pré-existentes já foram equipados.


“Além dos já perfurados e equipados, o órgão está executando mais de 30 sistemas simplificados e cerca de 120 poços estão sendo equipados. Porém, ainda este ano, serão perfurados e equipados mais poços para atender à grande demanda da população atingida”, declarou o diretor.


Flash Yala Sena (com informações da Defesa Civil)
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais