Cidadeverde.com

Criada a Associação dos Cronistas Esportivos do Brasil

Imprimir
A Associação Brasileira de Imprensa-ABI sediou no último dia 22 a fundação de uma nova entidade representativa dos jornalistas e comunicadores brasileiros na área do esporte. A ACEB-Associação dos Cronistas Esportivos do Brasil congrega entidades de nove Estados e tem por objetivo facilitar o credenciamento de profissionais para a cobertura dos jogos. 


Eraldo Leite, comentarista da Rádio Globo do Rio de Janeiro, e Presidente da Associação dos Cronistas Esportivos do RJ, está à frente da associação, que conta ainda com Márcio Martins(Bahia) e Isaias Bessa(Paraná) como primeiro e segundo vice-presidentes, respectivamente.

Eraldo Leite, eleito por aclamação para um mandato de quatro anos com direito a uma reeleição,  afirmou que:

"A ACEB foi criada para combater a falta de representatividade e de transparência da entidade anterior".

E disse mais Eraldo Leite: 

"O processo de debate para fundação dessa organização vem ocorrendo desde março. Ela nasce enxuta, mas firme no propósito de facilitar a vida dos profissionais de comunicação que atuam nos estádios para a cobertura de futebol".

Fazem parte da Associação Brasileira dos Cronistas Esportivos do Brasil(ACEB) as associações estaduais do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná, Bahia, Amazonas, Rondônia e Rio Grande do Norte.

ARTIGO: DIA HISTÓRICO PARA A CRÕNICA ESPORTIVA

O  jornalista Lóris Baena Cunha escreveu um artigo com o título acima e começou afirmando:

"O dia 22 de novembro ficará marcado para sempre na crônica esportiva brasileira, data de criação da ACEB-Associação dos Cronistas Esportivos do Brasil, acontecimento realizado no Rio de Janeiro, na sede da Associação Brasileira de Imprensa, por uma plêiade de notáveis jornalistas da imprensa falada, escrita e televisionada de várias regiões do país.

Foi um dia alegre e festivo para os fundadores e convidados que compareceram  no auditório Belizário de Souza, no sétimo andar da tradicional entidade nacional. Para abrilhantar ainda mais as festividades, dando seu apoio irrestrito, esteve presente o Presidente da ABI, jornalista Fichel Davit Chargel o qual desejou para a associação uma existência vitoriosa, mesmo porque os seus fundadores eram jornalistas respeitáveis em todas as cidades esportivas do país".

Encerrando os trabalhos, Eraldo Leite, Presidente da Associação dos Cronistas Esportivos do Rio de Janeiro e da nova entidade nacional(ACEB), agradeceu a confiança de todos e prometeu lutar por todos os cronistas em suas missões profissionais, exigindo sempre quando necessário condições dígnas de trabalho e de respeito por parte das autoridades desportivas do país,com as quais irá ampliar ainda mais suas relações cordiais e fraternas.

Após o encerramento, jornalistas e convidados dirigiram-se para a churrascaria Estrela do Sul, em Botafogo, onde foi servido um lauto almoço comemorativo ao histórico evento.Completou o jornalista Lóris Baena Cunha.

Eraldo Leite foi candidato a Presidente da ABRACE, no encontro de Goiânia, mas não teve êxito na disputa com o sr. Adérson Maia.

É provável que a nova Asssociação da Imprensa Esportiva Brasileira, em pouco tempo, tenha como filiadas mais entidades estaduais.


Dídimo de Castro
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais