Cidadeverde.com

Protesto contra balança bloqueia PI 130; 5km de engarrafamento

Imprimir
Moradores e representantes de empresas do povoado Cerâmica Cil interditaram na manhã desta segunda-feira (2) um trecho da PI 130, na zona sul de Teresina. Segundo informações do Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRE), o motivo do protesto é atuação de uma balança na rodovia que multa os veículos com excesso de peso. Isso estaria causando um encarecimento no frete para o transporte de produtos como telhas, brita, entre outros.

Evelin Santos/CidadeVerde.com

O trânsito está engarrafado e apenas as ambulâncias estão passando pelo desvio da barreira de fogo. 



Antonio Laelson da Silva, presidente da Associação de moradores da Cerâmica Cil, teme que a balança acabe provocando o fim da comunidade. “90% dos moradores dependem do polo cerâmico. Nós não somos contra a balança, mas ela deveria ser instalada em todos os polos", defende. Segundo ele, as empresas ameaçam demitir funcionários por conta da redução dos lucros.


João Cosme de Oliveira, gerente de vendas da Cerâmica Mafrense, informou que já houve uma queda de 20% nas vendas após a instalação da balança. "O problema não é a balança em si, mas é que nas outras regiões ficam livres disso e as oito empresas que funcionam aqui não estão mais aguentando a situação", pontuou.

O posto de fiscalização ainda não possui energia elétrica, e o abastecimento do local é feito por dois geradores. Quatro funcionários se revezam no serviço. De acordo com um servidor que preferiu não se identificar, a balança existe desde 2010, mas só foi ativada este ano. Outros dois equipamentos estão sendo instalados. 


“Nessa estrada há várias cerâmicas e depósitos de pedras, areias e fica todo mundo fica prejudicado, inclusive a população que depende dessas empresas para trabalhar, porque só tem balança nessa estrada e os industriais ficam prejudicados em relação aos outros que não têm que passar por ela. Eles dizem que a taxa cobrada é para a manutenção da estrada, mas ela está toda esburacada”, reclama Socorro Lages, empresária.


O subtenente do BPRE, J. Sousa, informou ao CidadeVerde.com que o congestionamento já chega a 5 km. "A passagem só é liberada para veículos com pessoas doentes. Uma tentativa de negociação foi feita com os manifestantes com o major Soares, mas eles disseram que só vão deixar o local após a negociação com algum representante do governo. Não há previsão para que isso aconteça", declarou. 

Flash de Rayldo Pereira
Carlos Lustosa Filho
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais